FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003: O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NO CURRÍCULO ESCOLAR

Autores

  • Márcia Cristina Américo Universidade Metodista de Piracicaba

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v8e142014515-534

Palavras-chave:

, Lei 10.639/2003, Formação de Professores, criança negra

Resumo

Este texto visa apresentar algumas reflexões sobre a implementação da lei 10.639/2003, alterada pela Lei 11.645/2008 –, que determina: “nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, a obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena” como possibilidade de construção de novas experiências e de uma formação de professores que propicie conhecimento sobre as diferentes culturas, povos e histórias; que contribua para o acolhimento das crianças, para a valorização de sua diversidade e para a sua convivência nas relações sociais com outros grupos étnicos. Compreendo que a formação de profissionais da educação embasada teoricamente na compreensão dos fundamentos da lei e em ações que visem a sua implementação possibilita que a infância nas instituições educacionais seja tratada como uma construção histórica, social, cultural e política.

Biografia do Autor

  • Márcia Cristina Américo, Universidade Metodista de Piracicaba

    Márcia Cristina Américo é pesquisadora nas áreas das relações etnicorraciais e comunidades quilombolas. Graduada em Ciências com habilitação em Química pela Universidade Metodista de Piracicaba, é Mestra e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da mesma universidade, onde participa do núcleo de pesquisa Práticas Educativas e Processos de Interação. Atualmente é docente do curso de pedagogia da Faculdade Zumbi dos Palmares em São Paulo – SP, atuando na área de Formação de professores às relações de ensino e práticas pedagógicas das relações etnicorraciais.

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Publicado

2014-12-17

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua