DE SÓLIDAS PARA LÍQUIDAS, DE LÍQUIDAS PARA SÓLIDAS: AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE HISTÓRIA SOBRE OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES NEGRAS

Autores

  • José Bonifácio Alves da Silva Universidade Católica Dom Bosco
  • José Licínio Backes Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v8e142014496-514

Palavras-chave:

Docentes de História, identidades negras, concepções, identidades sólidas/líquidas.

Resumo

O artigo faz uma análise das concepções de docentes de História da escolarização básica acerca das identidades negras. A perspectiva utilizada foi inspirada em Bauman (2001; 2007) e na vertente pós-estruturalista dos estudos culturais e pós-coloniais. A análise baseou-se na interpretação de entrevistas com oito docentes de História atuantes em escolas públicas e privadas da cidade de Campo Grande/MS. Percebemos nessa leitura que as identidades negras, apesar de escaparem das identificações dos professores e irem além, são também provisoriamente solidificadas para fixação de sentidos, indispensáveis para posicionamento político e sociocultural. Os entrevistados também veem as dinâmicas complexas e constantes das diferenciações que tornam as identidades negras líquidas, apesar de seu empenho em identificá-las e defini-las.

Biografia do Autor

  • José Bonifácio Alves da Silva, Universidade Católica Dom Bosco
    Graduado em História (2010) e mestre em Educação (2013) pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB. Doutorando em Educação na UCDB, bolsista CAPES/PROSUP.
  • José Licínio Backes, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

    José Licínio Backes é graduado em Filosofia. É Mestre e Doutor em Educação pela Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS). Atualmente é membro do quadro permanente de docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), na Linha de Pesquisa Diversidade Cultural e Educação Indígena, exercendo atividades de pesquisa, orientação de mestrado e doutorado e ensino. Também é docente, pesquisador e orientador do Programa de Pós Graduação em Psicologia – Mestrado e Doutorado na mesma universidade. É membro do Comitê Científico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). É Bolsista Produtividade – CNPq.

Downloads

Publicado

2014-12-17

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua