OS NÚCLEOS DE EDUCAÇÃO, PREVENÇÃO, ATENÇÃO E ATENDIMENTO ÀS VIOLÊNCIAS NA ESCOLA COMO RESPOSTA AOS DESAFIOS DA DIVERSIDADE: OS 10 ANOS DA LEI 10.639/03

Autores

  • Lauro Roberto Lostada Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v8e132014265-275

Palavras-chave:

Lei 10.639/03, NEPRE, Escola, Relações Étnico Raciais, Relações de Gênero, Educação.

Resumo

No contexto das comemorações pelos 10 anos da Lei 10.639/03, que inseriu o debate sobre a história e a cultura afro-brasileira nas escolas do país, observa-se, com grande expectativa, a consolidação de um projeto capaz de agir no sentido de promover esse debate nas escolas. Considera-se, portanto, que os Núcleos de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola constituem-se atualmente como um poderoso instrumento na tentativa de consolidar um trabalho de remissão das dívidas historicamente acumuladas contra os povos etnicamente desprestigiados pela cultura colonialista que constituiu nossa identidade enquanto nação. Assim, apoiados em uma perspectiva multiculturalista, tem-se a concepção de que é possível elaborar um plano de ação para cada realidade, respeitando suas peculiaridades, com o objetivo de resgatar os grupos minoritários através de ações afirmativas que, aos poucos, devem ser substituídas por uma verdadeira cultura da diversidade.

Biografia do Autor

  • Lauro Roberto Lostada, Universidade Federal de Santa Catarina

    Filósofo, Especialista em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares e em Mídias na Educação, Mestre em Educação e Comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina - [email protected].

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Publicado

2014-06-16

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua