PROFESSORAS EM CONSERVA NA ESCOLA LÍQUIDA: UM RETRATO CONTEMPORÂNEO DA CONTENÇÃO DO FEMININO

Autores

  • Maria Cristina Schefer Unisinos- Bolsista CAPES

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v8e132014156-171

Palavras-chave:

Gênero. Docência. Periferia.

Resumo

O presente artigo  é parte de uma tese em construção, que tem como tema as relações periféricas em escolas de periferia da periferia: escolas líquidas. Neste fragmento, faz-se a análise de entrevistas realizadas com docentes postas à disposição ou recém-nomeadas, que foram designadas para trabalhar numa escola,  na região metropolitana da capital do Estado do Rio Grande do Sul–Brasil. Entre outros aspectos que chamam a atenção nesse evento de retirada de voz/escolha das profissionais de educação, é que a maioria delas tem um corpo que  foge dos padrões desejados pela sociedade patriarcal-capitalista, pois não atendem a quesitos como o da (re)produção. Em meio a essa situação de regeneração ou penitência, as professoras assumem comportamentos estranhos à função. Das 18 professoras ouvidas, 13 revelam desencanto com o não lugar-escolar,  e poucas acreditam  num ensino à população que atenda crianças pobres. Diante disso, conclui-se, a partir das contribuições de Bauman,  que   a  docência, marco da intelectualidade feminina, de acordo com os Estudos Culturais, não  libertou as mulheres de normas masculinas e capitalistas que hierarquizam o humano. Se, no princípio, “aquelas” que invadiam o espaço público (dos homens) foram jogadas às fogueiras, na atualidade, muitas docentes estão sendo condenadas às escolas líquidas e, quando optam por “cruzar os braços”, atendem  ao sistema.  Trata-se de uma disfarçada manobra que dribla a contraconduta docente, promove a contenção do feminino e mantém periféricos na periferia.

Biografia do Autor

  • Maria Cristina Schefer, Unisinos- Bolsista CAPES
    Doutoranda em Educação (Unisinos). Mestre em Letras e Cultura Regional (UCS) Especialista em Alfabetização ( UCS). Grasuada em Pedagogia (Unijuí-RS)

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Publicado

2014-06-16