RELAÇÕES “RACIAIS” E SUAS PERCEPÇÕES DENTRE OS/AS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.59306/poiesis.v16e292022119-132Palavras-chave:
Relações “raciais”, Práticas Pedagógicas, FormaçãoResumo
Este artigo tem como objetivo explicitar e analisar as percepções raciais no contexto formativo do(a)s discentes do curso de pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas. Buscou-se compreender se as disciplinas específicas que tratam a temática racial são fundamentais e podem fazer a diferença na formação do futuro profissional na educação infantil. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e quantitativa de cunho etnográfico. Foram ainda utilizados formulários aplicados presencialmente aos(às) aluno(a)s do primeiro ao último ano do curso de pedagogia em 2019. Para fundamentar a análise, foram utilizados autores dos estudos culturais e da sociologia da infância. Os resultados evidenciam que o(a)s discentes estão familiarizados com as discussões acadêmicas sobre questões étnicas, “raciais” e culturais com potência para dirimir as discriminações estruturais, em especial, em contexto formativo.
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