UM OLHAR DE CLASSE, “RAÇA” E DEMOCRACIA PARA A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DIFÍCEIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v16e292022258-274

Palavras-chave:

Classes sociais, Raça, Racismo, Democracia racial, Educação, Relações étnicas e “raciais”

Resumo

Este texto pretende discutir uma questão de fundo: Como se tem tratado a relação entre classe, raça e democracia no Brasil? A ideia é desenvolver um argumento em torno desses temas na perspectiva de se pensar a luta antirracista com base na articulação dessas três temáticas no olhar de uma educação para as relações étnicas e “raciais”. Desse modo, tomamos a temática em três perspectivas, a saber: primeiro, sobre a perspectiva do conceito de classe social; segundo, na perspectiva de raça e da luta antirracista no Brasil; e, terceiro, sobre a perspectiva crítica ao mito da democracia racial e o olhar sobre a educação das relações étnicas e “raciais”.

Downloads

Publicado

2022-07-05

Edição

Seção

Dossiê Temático