RELAÇÕES ÉTNICAS E "RACIAIS" NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM SANTA MARIA/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v16e292022149-165

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas, Educação Infantil, Relações étnicas e raciais

Resumo

O presente artigo tem como base a pesquisa realizada para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), apresentado na graduação em Pedagogia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em dezembro de 2018. Neste texto, proporciona-se uma reflexão referente aos possíveis fatores que possam vir a influenciar a prática pedagógica do educador da primeira infância e a mediação étnica e racial. Para isso, teve-se como objetivo compreender a atuação do(a)s educador(a)s frente às questões étnicas e raciais presentes no contexto formativo da educação infantil. A abordagem teórico-metodológica pautou-se na pesquisa qualitativa e exploratória. Para a coleta de dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: questionário que apontou o perfil etnográfico e uma entrevista semiestruturada com perguntas pontuais referentes à temática. A análise dos dados foi apoiada em um processo organizativo e sistematizado respaldado em Bardin (2011).

Biografia do Autor

  • Julia Duarte de Souza, UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil

     Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Campo Grande. Bolsista Capes. E-mail: [email protected]

  • Amarildo Luiz Trevizan, UFSM - Universidade Federal de Santa Maria, Brasil

    Professor Titular de Filosofia da Educação do PPG Educação da Universidade Federal de Santa Maria e Professor Colaborador do PPG Educação da Universidade de Caxias do Sul. E-mail: [email protected]

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Publicado

2022-07-05

Edição

Seção

Dossiê Temático