RELAÇÕES ÉTNICAS E "RACIAIS" NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM SANTA MARIA/RS
DOI:
https://doi.org/10.59306/poiesis.v16e292022149-165Palavras-chave:
Práticas Pedagógicas, Educação Infantil, Relações étnicas e raciaisResumo
O presente artigo tem como base a pesquisa realizada para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), apresentado na graduação em Pedagogia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em dezembro de 2018. Neste texto, proporciona-se uma reflexão referente aos possíveis fatores que possam vir a influenciar a prática pedagógica do educador da primeira infância e a mediação étnica e racial. Para isso, teve-se como objetivo compreender a atuação do(a)s educador(a)s frente às questões étnicas e raciais presentes no contexto formativo da educação infantil. A abordagem teórico-metodológica pautou-se na pesquisa qualitativa e exploratória. Para a coleta de dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: questionário que apontou o perfil etnográfico e uma entrevista semiestruturada com perguntas pontuais referentes à temática. A análise dos dados foi apoiada em um processo organizativo e sistematizado respaldado em Bardin (2011).
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