AS DIRETRIZES DO PLANO DE MOBILIDADE URBANA DO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO PRETO - SP: UMA ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DA PROMOÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO E DOS MODOS NÃO MOTORIZADOS

Authors

  • Cleverson Michel Rosa UNISUL
  • Jairo Afonso Henkes UNISUL
  • Luiz Antonio Giardino Graziano UNISUL

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e22020141-164

Keywords:

Política de Mobilidade. Plano de Mobilidade Urbana. Transporte Coletivo.

Abstract

A mobilidade urbana é prejudicada pela falta de planejamento no desenvolvimento das cidades. Como resultado, o aumento do número de veículos, principalmente dos automóveis e das motocicletas, demostra as preferências de deslocamento por um modal individual e motorizado. No município de Ribeirão Preto - SP não é diferente, o número total da frota de veículos cresceu mais do que o número de habitantes nos últimos anos. Destarte, a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal nº 12.587/12) estabelece o Plano de Mobilidade Urbana como ferramenta, visando o desenvolvimento sustentável das cidades, a equidade do acesso do cidadão ao transporte e ao uso do espaço público. Ribeirão Preto, em 2012, elaborou o seu Plano de Mobilidade Urbana, no entanto, poucos projetos foram executados, apenas alguns corredores preferenciais, 600 metros de corredores exclusivos e algumas ciclovias. Assim, apesar do Plano atestar prioridade ao transporte coletivo e não motorizado, o município ainda não conseguiu implementar os projetos para atender suas diretrizes.

Author Biographies

  • Cleverson Michel Rosa, UNISUL

    Bacharel em Administração (FNSA-SP). Especialista em Gestão de Trânsito (UNISUL-SC).

    Agente Civil de Trânsito. Gerente de Fiscalização de Trânsito na TRANSERP E-mail: [email protected]

  • Jairo Afonso Henkes, UNISUL
    Doutorando em Geografia (UMinho, 2019). Mestre em Agroecossistemas (UFSC, 2006). Especialista em Administração Rural (UNOESC, 1997). Engenheiro Agrônomo (UDESC, 1986). Professor dos Cursos de Ciências Aeronáuticas, Administração, Engenharia Ambiental, do CST em Gestão Ambiental e do Programa de Pós Graduação em Gestão Ambiental da Unisul.  E-mail: [email protected]
  • Luiz Antonio Giardino Graziano, UNISUL

    ³ Engenheiro Agrônomo, Baacharel em Direito. Especialista em Segurança Pública. Mestre em Administração. Servidor Público Federal. Policial Rodoviário Federal. Chefe do Setor de Comunicação da PRF em Santa Catarina. Professor do PPGST/Unisul. E-mail: [email protected] ; [email protected]

Published

2020-07-17

Issue

Section

Artigos

How to Cite

AS DIRETRIZES DO PLANO DE MOBILIDADE URBANA DO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO PRETO - SP: UMA ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DA PROMOÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO E DOS MODOS NÃO MOTORIZADOS. (2020). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 9(2), 141-164. https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e22020141-164

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