A interferência das plantações de pinus spp nos ecossistemas dos Campos de Cima da Serra, RS

Autores

  • Marília Machado Koch
  • Jairo Afonso Henkes

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v2e1201364-91

Palavras-chave:

Pinus, contaminação biológica, araucária

Resumo

Através deste estudo de caso, foi efetuada uma análise parcial da interferência das plantações de Pinus spp no ecossistema dos Campos de Cima da Serra, em virtude do crescimento da cultura para exploração madeireira e do potencial de contaminação biológica deste gênero de plantas invasoras. Foram compiladas as espécies de aves habitantes desta região, demonstrando o grau de ameaça decorrente do empobrecimento do ecossistema pelas plantações de Pinus spp. Das 16 espécies animais ameaçadas de extinção com ocorrência na região, 9 (56%) são aves. Através de imagens de satélite, são observadas áreas de mata nativa isoladas em meio a extensas áreas de Pinus spp, que evidenciaram a necessidade de soluções ambientais para a sobrevivência da fauna das florestas de araucária. O presente trabalho propõe como alternativa o plantio de uma faixa de árvores nativas como quebra-vento, para inibir a dispersão de Pinus spp, bem como a implantação de corredores de ligação entre as áreas de mata nativa isoladas, para que os animais possam transitar entre elas. Também sugere o turismo como opção de desenvolvimento econômico e social para a região.

Biografia do Autor

  • Marília Machado Koch
    Acadêmica do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental – Unisul Virtual.
  • Jairo Afonso Henkes
    Professor do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e do Programa de Pós Graduação em Gestão Ambiental da Unisul. Mestre em Agroecossistemas. Especialista em Administração Rural.

Downloads

Publicado

2013-06-12

Edição

Seção

Estudos de Caso

Como Citar

A interferência das plantações de pinus spp nos ecossistemas dos Campos de Cima da Serra, RS. (2013). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 2(1), 64-91. https://doi.org/10.19177/rgsa.v2e1201364-91

Artigos Semelhantes

1-10 de 63

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>