ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA COMPARATIVA ENTRE AS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS ADOTADAS EM RECIFE - PERNAMBUCO

Authors

  • Isabela Michelly Gomes Santos Instituto Federal de Educação,Ciências e tecnologia de Pernambuco
  • Priscylla dos Santos da Silva IFPE
  • Marília Regina Costa Castro Lyra IFPE
  • Maria Nubia Medeiros de Araujo Frutuoso IFPE

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e42020391-404

Keywords:

Educação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, Meio Ambiente.

Abstract

Os impactos gerados nos ultimos anos vem causando grandes degradações ao ecossistema, como aquecimento global, mudanças climáticas, escassez de água potável e resíduos sólidos. Para garantir um futuro melhor para o planeta, e seus habitantes, a educação ambiental vem a facilitar o processo de ensino e aprendizagem, através de ações em que os alunos trabalham de forma lúdica, estimulando a curiosidade e o conhecimento. Diante do exposto, o objetivo deste artigo é explorar as principais estratégias de Educação Ambiental adotadas em Pernambuco, analisando sua metodologia e processo. Desta forma, visando discutir e apresentar a relevância dos projetos, COMVIDA, Educar para uma Cidade Sustentável e adoção de Econúcleos,  em prol da construção do conhecimento e da conservação do meio ambiente por meio do aperfeiçoamento de instrumentos que potencialize as ações de Educação Ambiental.

Author Biographies

  • Isabela Michelly Gomes Santos, Instituto Federal de Educação,Ciências e tecnologia de Pernambuco
    ² Isabela Michelly Gomes dos Santos - Mestre em Gestão Ambiental, pelo IFPE; graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Católica de Pernambuco . Email:[email protected]

  • Priscylla dos Santos da Silva, IFPE
    Mestre em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Pernambuco - IFPE. Graduada em Administração de Empresas pela Faculdade Marista - Pernambuco.  E-mail: [email protected]
  • Marília Regina Costa Castro Lyra, IFPE
    ³Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1999), graduação em Licenciatura em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2001), mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2002) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Atualmente é professor de ensino técnico e tecnológico do Instituto Federal de Pernambuco. IFPE. E-mail: [email protected]
  • Maria Nubia Medeiros de Araujo Frutuoso, IFPE
    4 Maria Nubia Medeiros de Araujo Frutuoso -  Doutora em Educação pela Universidade de Lion - França(2009) , graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1997); . E-mail: [email protected]

Published

2020-12-29

Issue

Section

Artigos

How to Cite

ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA COMPARATIVA ENTRE AS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS ADOTADAS EM RECIFE - PERNAMBUCO. (2020). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 9(4), 391-404. https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e42020391-404

Similar Articles

1-10 of 1207

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)