APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE SALUBRIDADE AMBIENTAL (ISA) PARA DIAGNÓSTICO DE ÁREAS URBANAS: UM ESTUDO DOS MUNICÍPIOS DE MARINGÁ-PR E SARANDI-PR
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e02020234-252Palavras-chave:
Indicadores. Sustentabilidade. Meio Ambiente. Qualidade Ambiental. Saúde.Resumo
Indicadores ambientais têm sido utilizados como forma de medir os impactos ambientais, sendo importantes ferramentas para análises no contexto do saneamento e salubridade ambiental. O Conselho Estadual de Saneamento (CONESAN) de São Paulo utiliza o Índice de Salubridade Ambiental (ISA) como mecanismo avaliativo das políticas de saneamento. Considerando a relevância desta metodologia, o objetivo deste estudo foi diagnosticar o ISA de Maringá-PR e Sarandi-PR. Com as devidas adequações, foi realizado o levantamento dos dados nas esferas Federal, Estadual e Municipal. O ISA do município de Maringá-PR apresentou resultado constante de Salubridade Ambiental ao longo dos anos avaliados neste estudo, enquanto o ISA de Sarandi-PR apresentou uma situação de Baixa Salubridade nos anos avaliados. A aplicação do ISA demonstrou ser uma ferramenta importante como indicador da qualidade de vida e das condições sanitárias de cada município, avaliando a evolução das condições de salubridade e quanto os municípios têm caminhando rumo aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.