ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DO SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS DA UTFPR – CAMPUS LONDRINA

Autores

  • Luiza Teodoro Leite UFTPR
  • Ricardo Nagamine Costanzi UFTPR
  • Rafael Montanhini Soares de Oliveira UFTPR

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e02020133-152

Palavras-chave:

Aguas pluviais. Dimensionamento. Aproveitamento.

Resumo

 

Os sistemas de aproveitamento de águas pluviais são apontados como uma importante fonte hídrica para atender às demandas de água. Em geral, o volume do reservatório determina por processos de simulação a eficiência do sistema. Dependendo do modelo de cálculo adotado, o sistema de aproveitamento pode ser super ou subdimensionado para o perfil de precipitação da região. Este trabalho apresenta um estudo sobre a eficiência do sistema de captação de águas pluviais instalado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Londrina- UTFPR-LD. O reservatório foi analisado pela simulação da operação. A análise das perdas por extravasamento e falhas do fornecimento de água, bem como do consumo de água pluvial medido para uso nos vasos sanitários nas edificações foi considerado. Assim, a análise por simulação determina o tamanho ótimo do volume de reservação. A vazão para os vasos sanitários com válvula de descarga foi medida e constatou-se um valor médio de 1,32 l.s-1 com um desvio padrão de 0,3 l.s-1. O período de retorno financeiro do sistema foi de aproximadamente 3 anos.

 

Biografia do Autor

Luiza Teodoro Leite, UFTPR

 

 

1 Bacharel em Engenharia Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. E-mail: luiza.teodorol@gmail.com.

2 

3

Ricardo Nagamine Costanzi, UFTPR

Engenheiro civil formado pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR, Mestre em Engenharia Civil pela Ecola de Engenharia de São Carlos USP, Doutor em Engenharia Civil pela Escola Politecnica da Universidade de São Paulo. Atualmente docente da UTFPR – LD. E-mail: ricardocostanzi@utfpr.edu.br.

Rafael Montanhini Soares de Oliveira, UFTPR

 Engenheiro civil pela Universidade de Taubaté – UNITAU, Metre em Ciencias Cartograficas pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP, Doutor em Engenharia Qumica pela Universidade Estadual de Maringa – UEM. Atualmente docente da UTFPR – LD. E-mail: rafaeloliveira@utfpr.edu.br.

 

 

Downloads

Publicado

2020-05-29