GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS: UMA REVISÃO SOB A PERSPECTIVA DOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Autores

  • Katharine Taveira de Brito Medeiros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Mycarla Míria Araújo de Lucena Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba- IFPB

DOI:

https://doi.org/10.59306/rgsa.v12e12023e12549

Palavras-chave:

Água, Agroindústrias, Sustentabilidade, Semiárido.

Resumo

O desenvolvimento de um ambiente adequado depende da implementação da gestão integrada dos recursos hídricos, bem como o bom funcionamento da legislação ambiental e participação organizacional da sociedade. Assim, este artigo objetivou realizar uma análise crítica sobre a gestão dos recursos hídricos, com foco nos usos das águas na agricultura irrigada sob a perspectiva dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), especificamente o ODS 6, que versa sobre a Água Potável e Saneamento. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases científicas e nos documentos oficiais sobre essa temática. Os resultados demonstraram que houve avanços na gestão dos recursos hídricos, sobretudo considerando os instrumentos de legalidades do Brasil.
Porém, há ainda muitos itens para serem efetivados, devido à lacuna não preenchida na integração dos planos diretores. Há uma desigualdade no atendimento das regiões, nos serviços de oferta de água e saneamento, por isso é urgente o alinhamento das políticas públicas com as metas do ODS-6.

Biografia do Autor

  • Katharine Taveira de Brito Medeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

    Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Mestre em Sistemas Agroindustriais -PPGSA/UFCG. Engenheira Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. 

     

  • Mycarla Míria Araújo de Lucena, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba- IFPB

    Professora de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba- IFPB (Campus Picuí). Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Sistemas Agroindustriais-PPGSA, no Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar (CCTA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Pombal-PB. Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal-RN; Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA-UFRN); Licenciada em Geografia (UFRN- Campus Caicó) e Bacharel em Geografia (UFRN- Campus Central- Natal).

Downloads

Publicado

2023-04-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS: UMA REVISÃO SOB A PERSPECTIVA DOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. (2023). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 12(1), e12549. https://doi.org/10.59306/rgsa.v12e12023e12549

Artigos Semelhantes

1-10 de 737

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.