GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS: UMA REVISÃO SOB A PERSPECTIVA DOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.59306/rgsa.v12e12023e12549Palavras-chave:
Água, Agroindústrias, Sustentabilidade, Semiárido.Resumo
O desenvolvimento de um ambiente adequado depende da implementação da gestão integrada dos recursos hídricos, bem como o bom funcionamento da legislação ambiental e participação organizacional da sociedade. Assim, este artigo objetivou realizar uma análise crítica sobre a gestão dos recursos hídricos, com foco nos usos das águas na agricultura irrigada sob a perspectiva dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), especificamente o ODS 6, que versa sobre a Água Potável e Saneamento. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases científicas e nos documentos oficiais sobre essa temática. Os resultados demonstraram que houve avanços na gestão dos recursos hídricos, sobretudo considerando os instrumentos de legalidades do Brasil.
Porém, há ainda muitos itens para serem efetivados, devido à lacuna não preenchida na integração dos planos diretores. Há uma desigualdade no atendimento das regiões, nos serviços de oferta de água e saneamento, por isso é urgente o alinhamento das políticas públicas com as metas do ODS-6.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.