A INFLUÊNCIA DA EMOÇÃO SURPRESA NA DECISÃO DE RECOMPRA DE PRODUTOS DE MODA SUSTENTÁVEL

Autores

  • Luana Poletto Barbieri UPF
  • Igor Bosa UPF
  • Janine Fleith de Medeiros UPF
  • Cassiana Maris Lima Cruz UPF

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e0202044-64

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor. Emoções. Surpresa. Moda sustentável.

Resumo

O estudo das emoções mostra-se cada vez mais relevante para a compreensão do comportamento dos consumidores e sua jornada de compra. Diante disso, a presente pesquisa tem por objetivo investigar a influência das emoções no processo de decisão de compra de produtos ambientalmente sustentáveis, de modo a avaliar o impacto da surpresa sobre a intenção de recompra de produtos de moda sustentável. Uma série de estudos demonstram que a surpresa consiste em um determinante emocional para a satisfação, visto que pode intensificar tanto emoções positivas quanto negativas, aumentando ou reduzindo o nível de satisfação do consumidor. Para alcance dos objetivos, foi realizada uma pesquisa causal, quantitativa, aplicada ao público universitário. Os resultados indicam que as emoções, por si só, não são suficientes para mensurar a intenção de recompra de produtos de moda sustentável. Além disso, verificou-se que o efeito da emoção surpresa sobre a intenção de recompra aumenta quanto essa possui valência negativa. Finalmente, novos estudos são propostos, ampliando-se o número de construtos para que se possa melhor compreender o processo de recompra para produtos de moda sustentável.

 

Biografia do Autor

Luana Poletto Barbieri, UPF

 

 

[1] Graduada em Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo. 142841@upf.br

[2] 

[3] 

 

Igor Bosa, UPF

Graduado em Engenharia de Produção. Universidade de Passo Fundo. 145676@upf.br

Janine Fleith de Medeiros, UPF

Doutora em Engenharia de Produção. Universidade de Passo Fundo. Janine@upf.br

Cassiana Maris Lima Cruz, UPF

Doutora em Comunicação Social. Universidade de Passo Fundo. Cassiana@upf.br

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Publicado

2020-05-29