USO DE BIODIGESTORES EM PROPRIEDADES RURAIS PARA SUSTENTABILIDADE E COMO FERRAMENTA MITIGADORA DE GASES DE EFEITO ESTUFA (GEE)

Autores

  • Aldo Siatkowski Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).
  • Jaqueline Soares Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
  • Serli Aparecida Cipriano Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
  • Sérgio Luis Dias Doliveira Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
  • Flavia Massuga Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

DOI:

https://doi.org/10.59306/rgsa.v11e4202251-71

Palavras-chave:

Biodigestor, Agronegócios, Mudanças climáticas., Desenvolvimento sustentável

Resumo

Considerando as tendências de ampliação da produção agropecuária nas próximas décadas e a intensificação das discussões sobre seus efeitos em relação as mudanças climáticas, esta pesquisa buscou compreender como o uso de biodigestores em propriedades rurais pode promover a sustentabilidade e a mitigação de gases de efeito estufa (GEE). Para operacionalização, foi realizado um estudo qualitativo com realização de entrevistas com especialistas e produtores agropecuários e observações não participantes nas propriedades rurais. Nos resultados observa-se que o biodigestor é eficiente na remoção de carga orgânica, promovendo a sustentabilidade com benefícios em suas três dimensões. Ele melhora a qualidade de vida das famílias agropecuaristas, agrega valor para o proprietário rural a partir da geração do biogás e biofertilizante e contribui para a qualidade do meio ambiente na área rural evitando a contaminação da água e do solo e reduzindo a utilização de fontes não renováveis de energia, além de auxiliar na redução de GEE ao retirar dos espaços abertos as fontes de gás metano.

Biografia do Autor

  • Aldo Siatkowski, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).
    Mestrando em Administração na linha de Estratégia na Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO (2019). Possui especialização em Gestão Empresarial com ênfase em Marketing e Gestão de Negócios pelo Instituto Superior de Educação Sant´Ana (2016), especialização em Finanças pela FAE Business School (2006), especialização em Gestão e Auditoria de Negócios pela Unicentro (2005), especialização em Logística Empresarial pela FAE Business School (2000) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1998). Atualmente é professor colaborador da Universidade Estadual do Centro-Oeste e Controller no Grupo Ivasko - grupo com 22 empresas no ramo de varejo (supermercados, postos de combustíveis, lojas de departamentos, distribuidoras de gás). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em controladoria e administração estratégica. Áreas de interesse: negócios sustentáveis, controladoria, varejo, agronegócio sustentável, empreendedorismo estratégico, energias renováveis.
  • Jaqueline Soares, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
    Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Atua atualmente como administradora de empresas. 
  • Serli Aparecida Cipriano, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
    Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Atua atualmente como administradora de empresas.
  • Sérgio Luis Dias Doliveira, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
    Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1988), graduação em Administração pelo Instituto de Estudos Sociais do Paraná (1996), mestrado em Gestão Estratégica de Organizações pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2013). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Centro-Oeste, em cursos de Graduação, Especialização e no Mestrado em Desenvolvimento Comunitário. Professor Associado D, atuando no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado e Doutorado), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Paraná, Brasil. Áreas de atuação: Sustentabilidade e Inovação, Desenvolvimento Comunitário, e, ultimamente. Vice-Coordenador da Linha de Pesquisa Desenvolvimento Comunitário Sustentabilidade e Inovação e Gestão Ambiental.
  • Flavia Massuga, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
    Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2017) e mestrado em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2020). Atualmente é técnica de ensino (intermitente) - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, interdisciplinaridade, empreendedorismo e administração estratégica.

Downloads

Publicado

2022-11-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

USO DE BIODIGESTORES EM PROPRIEDADES RURAIS PARA SUSTENTABILIDADE E COMO FERRAMENTA MITIGADORA DE GASES DE EFEITO ESTUFA (GEE). (2022). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 11(4), 51-71. https://doi.org/10.59306/rgsa.v11e4202251-71

Artigos Semelhantes

1-10 de 642

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.