ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA COMPARATIVA ENTRE AS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS ADOTADAS EM RECIFE - PERNAMBUCO

Autores

  • Isabela Michelly Gomes Santos Instituto Federal de Educação,Ciências e tecnologia de Pernambuco
  • Priscylla dos Santos da Silva IFPE
  • Marília Regina Costa Castro Lyra IFPE
  • Maria Nubia Medeiros de Araujo Frutuoso IFPE

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e42020391-404

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, Meio Ambiente.

Resumo

Os impactos gerados nos ultimos anos vem causando grandes degradações ao ecossistema, como aquecimento global, mudanças climáticas, escassez de água potável e resíduos sólidos. Para garantir um futuro melhor para o planeta, e seus habitantes, a educação ambiental vem a facilitar o processo de ensino e aprendizagem, através de ações em que os alunos trabalham de forma lúdica, estimulando a curiosidade e o conhecimento. Diante do exposto, o objetivo deste artigo é explorar as principais estratégias de Educação Ambiental adotadas em Pernambuco, analisando sua metodologia e processo. Desta forma, visando discutir e apresentar a relevância dos projetos, COMVIDA, Educar para uma Cidade Sustentável e adoção de Econúcleos,  em prol da construção do conhecimento e da conservação do meio ambiente por meio do aperfeiçoamento de instrumentos que potencialize as ações de Educação Ambiental.

Biografia do Autor

Isabela Michelly Gomes Santos, Instituto Federal de Educação,Ciências e tecnologia de Pernambuco

² Isabela Michelly Gomes dos Santos - Mestre em Gestão Ambiental, pelo IFPE; graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Católica de Pernambuco . Email:isabelamichellymiguel@gmail.com

Priscylla dos Santos da Silva, IFPE

Mestre em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Pernambuco - IFPE. Graduada em Administração de Empresas pela Faculdade Marista - Pernambuco.  E-mail: priscysantos@gmail.com

Marília Regina Costa Castro Lyra, IFPE

³Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1999), graduação em Licenciatura em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2001), mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2002) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Atualmente é professor de ensino técnico e tecnológico do Instituto Federal de Pernambuco. IFPE. E-mail: mariliarcastro@uol.com.br

Maria Nubia Medeiros de Araujo Frutuoso, IFPE

4 Maria Nubia Medeiros de Araujo Frutuoso -  Doutora em Educação pela Universidade de Lion - França(2009) , graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1997); . E-mail: frutuoso.nubia@hotmail.com

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Publicado

2020-12-29

Edição

Seção

Artigos