GOVERNANÇA PARA A ECONOMIA CIRCULAR: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DA LITERATURA INTERNACIONAL

Autores

  • Milton Jarbas Rodrigues Chagas Universidade Federal do Cariri
  • Josivan Leite Alves Universidade Federal do Cariri
  • Augusto de Oliveira Tavares Universidade Federal do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e42020511-529

Palavras-chave:

Governança, Economia Circular, Literatura Internacional.

Resumo

O modelo linear de produção, o qual visa a extração, consumo e descarte, afeta diretamente o meio ambiente e a sociedade, uma vez que não se preocupa com o destino do resíduo proveniente da fabricação de um produto. A Economia Circular surge como uma solução capaz de assegurar o desenvolvimento econômico de uma organização. A Governança refere-se a forma de gerenciar e envolve atores sociais, políticos e institucionais. Essa pesquisa possui como questão problema: como a literatura internacional aborda a relação entre Governança e Economia Circular? O objetivo é expor o comportamento da produção cientifica internacional entre os princípios da economia circular associada as práticas de governança. O método de pesquisa utilizado é uma revisão da literatura em conjunto com bibliometria. Para tal, usou-se a base de dados da Scopus, onde foram pesquisados em resumos, títulos e palavras-chave os termos “governance” AND "circular economy". Ademais, a amostra foi limitada aos idiomas inglês e espanhol. Foram identificados 87 trabalhos, no entanto 9 deles não contemplavam a discussão relativa a esta pesquisa, restando ao final 78 artigos. Dentre os principais resultados destaca-se o maior número de publicações a partir de 2016; o Reino Unido como o principal país onde os pesquisadores mais publicam e o período Sustainability Switzerland. Os temas dos artigos estão voltados para a investigação sobre gestão de resíduos sólidos e da água, a observação e definição de política públicas voltadas a economia circular e a relação entre teoria e prática.

Biografia do Autor

  • Milton Jarbas Rodrigues Chagas, Universidade Federal do Cariri
    Professor Adjunto II do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFCA. Graduação em Ciências Contábeis pela UEPB. Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional e Interrregional em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN e Doutor em Desenvolvimento Sustentável pela UnB.
  • Josivan Leite Alves, Universidade Federal do Cariri
    Discente do curso de Engenharia Civil pela Universidade Federal do Cariri- UFCA e técnico em Redes de Computadores pela EEEP Gov. Virgílio Távora. Atuou como: monitor da disciplina de Logística Global, bolsista da Pró-reitoria de Planejamento e Orçamento-PROPLAN na Coordenadoria de Gestão de Projetos e Processos- CGPP e bolsista na Diretoria de Tecnologia da Informação.
  • Augusto de Oliveira Tavares, Universidade Federal do Cariri
    Professor efetivo da Universidade Federal do Cariri (UFCA); Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Especialização em Gestão Social do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Cariri; Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Desenvolvimento Sustentável pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB).

Downloads

Publicado

2020-12-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GOVERNANÇA PARA A ECONOMIA CIRCULAR: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DA LITERATURA INTERNACIONAL. (2020). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 9(4), 511-529. https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e42020511-529

Artigos Semelhantes

11-20 de 298

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.