AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA ÁGUA PROVENIENTE DE AR CONDICIONADO COMO FONTE DE SUSTENTABILIDADE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Autores

  • Hildo Anselmo GALTER DALMONECH Instituto Federal de Mato Grosso do Sul http://orcid.org/0000-0001-5475-5693
  • Jaqueline Zanotti Dalmonech Instituto Federal de Mato Grosso do Sul http://orcid.org/0000-0001-9553-2955
  • Aquilla Jones da Silva Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
  • Kassia de moura Oliveira Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
  • Valquiria de Castro Gonçalves Gomes Soares Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Ar condicionado, Aproveitamento de água, Sustentabilidade, Administração Pública.

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi analisar a aplicabilidade do uso da água condensada por aparelhos de ar condicionado no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) – campus Corumbá como uma alternativa para promover a Sustentabilidade na Administração Pública. Pois essa água pode ser utilizada de forma sustentável e por consequência, essa prática sustentável favorece que haja economia não apenas financeira, mas também dos recursos naturais, nesse caso água potável do planeta. A pesquisa teve como primeiro passo realizar o levantamento de alguns parâmetros a respeito dos aparelhos e sua utilização, em seguida, por amostragem procedeu a determinação da vazão de água condensada pelos aparelhos e por fim, foi realizada uma análise econômica básica, buscando identificar e quantificar o percentual de economia na conta da referida fatura de água mensal e anual do instituto. Concluiu-se, que o volume de água gerada pelos aparelhos de ar condicionado no IFMS Corumbá é cerca de 25 mil litros por mês, uma quantidade considerável, chegando a cerca de 16,5% do consumo médio atual. Além disso, percebeu-se que o uso dessa água proporciona a redução da dependência exclusiva das fontes tradicionais de abastecimento e por consequência economia financeira. Contribuindo assim para a vida no planeta, ocasionando menores gastos aos cofres públicos e consequentemente a sustentabilidade.

Biografia do Autor

Hildo Anselmo GALTER DALMONECH, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Administração de Empresas pela FUCAPE BUSINESS SCHOOL (2016), Especialista em Docência na Educação Profissional pelo Instituto de Ensino Superior da Região Serrana (2020), Especialista em MBA em Logística Operacional pela Faculdade Futura (2019), Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Internacional Signorelli (2014) e Bacharel em Administração formado pelo Instituto de Ensino Superior da Região Serrana (2012). Atualmente é Professor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Corumbá.

Jaqueline Zanotti Dalmonech, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em PEDAGOGIA pela Escola de Ensino Superior do Educandário Seráfico São Francisco de Assis (2004), é graduanda em LETRAS LIBRAS pela Universidade Estácio de Sá. É especialista em Libras pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante - FAVENI (2016), especialista em Educação Inclusiva e Diversidade (2011) e especialista em Educação de Jovens e Adultos (2009) pelo Instituto superior de Educação e Cultura Ulysses Boyd, especialista em Metodologia da Educação Infantil e Series Iniciais pela faculdades integradas jacarepaguá (2009) e especialista em Gestão Escolar Integradora: Administração e Supervisão pela universidade castelo branco (2009). Tem experiência na área de Educação Especial, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino. Professora de Libras do IFMS- campus Corumbá

Aquilla Jones da Silva, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Estudante do curso Técnico em Metalurgia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, IFMS, Brasil.

Kassia de moura Oliveira, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Graduanda em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, IFMS, Brasil.

Valquiria de Castro Gonçalves Gomes Soares, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Graduanda em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, IFMS, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-06-01

Edição

Seção

Artigos