ESTUDO DA GESTÃO AMBIENTAL NO ORÇAMENTO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/rgsa.v11e22022177-211

Palavras-chave:

Desempenho ambiental, Política ambiental, Pesquisa documental

Resumo

No presente estudo, que teve a gestão ambiental como objeto de pesquisa, realizou-se a análise de quais ações, relacionadas à gestão ambiental, a administração pública realiza dentro do seu processo orçamentário. Para coletar os dados foram utilizados o Plano Plurianual (PPA), a Lei do Orçamento Anual (LOA) e a Demonstração da execução Física e financeira do orçamento (DEFFO) do Estado do Paraná. As ações identificadas foram as que apresentaram o discurso de gestão ambiental ou tiveram sua classificação funcional relacionada com gestão ambiental, totalizando 53 ações com essas características. Tais ações foram executadas por 11 órgãos, sendo a SEMA o órgão com maior número de ações executadas, 47,17% do total, haja vista que a finalidade da SEMA está diretamente relacionada com gestão ambiental. Entretanto, o valor programado no PPA para essas ações foi R$ 742.965.994,00, o que representa 7,62% do total das ações identificadas. Os dados da pesquisa demonstram que a SEMA apresentou um aumento na participação em relação ao que estava programado para suas despesas na LOA do Estado. Sendo essa participação de 0,62%, em 2012, e chegando a 1,27% em 2015. Todavia, nas despesas liquidadas, a participação da SEMA nos gastos do Estado não apresentou o mesmo aumento, uma vez que, essa participação foi de 0,49% e 0,51% nos anos de 2012 e 2015 respectivamente.

Biografia do Autor

  • Christiano Coelho, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
    Doutorando em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFPB) e Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
  • Horácio da Silva do Nascimento, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
    Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
  • Arthur William Pereira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
    Mestre em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
  • Ahiram Brunni Cartaxo de Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).
    Doutorando em Administração, Mestre em Administração e Graduado em Administração pela Universidade Potiguar – UNP, RN. Administrador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN.
  • Helaine Cristine Carneiro dos Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
    Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Downloads

Publicado

2022-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ESTUDO DA GESTÃO AMBIENTAL NO ORÇAMENTO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ. (2022). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 11(2), 177-211. https://doi.org/10.59306/rgsa.v11e22022177-211

Artigos Semelhantes

1-10 de 1111

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)