IMPACTOS AMBIENTAIS DA EXPLORAÇÃO DOS ESPAÇOS VERDES EM CENTROS URBANOS: O EXEMPLO DA NASCENTE DO LAGO DOS BURITIS NO MUNICÍPIO DE GOIATUBA-GO

Autores

  • Renata Kikuda Universidade Estadual de Goiás
  • Denise Oliveira Dias Universidade Federal de Goiás
  • Debora de Jesus Pires Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e42020530-549

Palavras-chave:

Gestão Ambiental, Poluição, Cidades sustentáveis, Direito ambiental.

Resumo

O artigo trata da análise da pertinência dos espaços verdes dentro dos centros urbanos. A metodologia utilizada para a elaboração foi o estudo de caso, tendo como objetivo a demonstração da ocorrência de impactos ambientais dentro de um espaço verde, sendo realizado o estudo no Lago dos Buritis, localizado no município de Goiatuba, no estado de Goiás. Os resultados apontam que o Lago dos Buritis tem sofrido consequências danosas ao ecossistema, derivadas da ação antrópica, revelando a necessidade de ações que revertam tal situação, antes que seja tarde.

Biografia do Autor

  • Renata Kikuda, Universidade Estadual de Goiás
    Mestra em Ambiente e Sociedade. Atualmente é professora efetiva da Secretaria da Educação do Estado de Goiás. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2007). Especialista em Biotecnologia e Meio Ambiente pela UEG. 
  • Denise Oliveira Dias, Universidade Federal de Goiás
    Doutoranda em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás. Mestra em Ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Goiás, Especialista em Gestão, Licenciamento e Auditoria Ambiental pela Universidade Anhanguera- Uniderp, bolsista CAPES.
  • Debora de Jesus Pires, Universidade Estadual de Goiás
    Graduação em Licenciatura Plena Em Biologia. Mestrado e Doutorado na Área de Genética pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias- UNESP - Jaboticabal. Atualmente é Docente do Ensino Superior da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus de Morrinhos.Pesquisadora e Parecerista em projetos de pesquisa. Docente e Orientadora no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Ambiente e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu Planejamento e Gestão Ambiental. Tem experiência na Área de Genética, Evolução e Genética Ecológica com ênfase em espécies do gênero Drosophila e Mutagênese Ambiental. Coordenadora do subprojeto PIBID - Biologia na Universidade Estadual de Goiás. 

Downloads

Publicado

2020-12-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

IMPACTOS AMBIENTAIS DA EXPLORAÇÃO DOS ESPAÇOS VERDES EM CENTROS URBANOS: O EXEMPLO DA NASCENTE DO LAGO DOS BURITIS NO MUNICÍPIO DE GOIATUBA-GO. (2020). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 9(4), 530-549. https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e42020530-549

Artigos Semelhantes

1-10 de 1088

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)