PRÁTICAS DE GESTÃO AMBIENTAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA, CAMPUS BELÉM

Autores

  • Cézar Di Paula Da Silva Pinheiro Universidade Federal Rural Da Amazônia http://orcid.org/0000-0003-3946-2379
  • Douglas Silva Dos Santos Universidade Federal Rural Da Amazônia
  • Leandro Marques Torres Universidade Federal Rural Da Amazônia
  • Paulo Rick Soares Rodrigues Universidade Federal Rural Da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e22019487-512

Palavras-chave:

Práticas ambientais, Ações sustentáveis, Universidades

Resumo

Além de atividades acadêmicas que propiciem a formação do pensamento crítico, é necessário que as universidades trabalhem em torno de um sistema integrado de gestão ambiental, minimizando impactos, ao mesmo tempo em que contribuem com a conscientização da sociedade. Assim, a pesquisa tem por objetivo identificar as práticas de gestão ambiental adotadas pela Universidade Federal Rural Da Amazônia – UFRA, campus Belém, além de propor ações ainda não desenvolvidas de acordo com as vertentes do desenvolvimento sustentável. A metodologia foi desenvolvida em três etapas. A princípio, realizou-se um levantamento bibliográfico, tratando a respeito do tema proposto. Em seguida, foram realizadas visitas in loco, a fim de registrar diagnósticos sobre as práticas ambientais já realizadas pela universidade, onde foram feitos diversos registros fotográficos e descritivos que possibilitaram o realizamento do estudo. E ao final, com os resultados analisados, foram apresentadas alternativas de ações sustentáveis ainda não implementadas na instituição. Após a análise dos resultados obtidos a respeito das práticas de gestão ambiental realizadas, ficou claro que há uma crescente preocupação da instituição em agregar um valor ambiental em suas atividades, observou-se que a mesma já realiza algumas ações sustentáveis, tais como: promoção da educação ambiental; coleta seletiva de resíduos sólidos recicláveis; lâmpadas e equipamentos de baixo consumo de energia; preservação e manutenção de áreas verdes; ventilação e iluminação natural; acesso para deficientes fisicos e pessoas com dificuldade de locomoção; presença de horta e mudários; além da organização de eventos periódicos e a utilização dos meios de comunicação da universidade para campanhas em prol do meio ambiente.

Biografia do Autor

  • Cézar Di Paula Da Silva Pinheiro, Universidade Federal Rural Da Amazônia

    Graduando do curso de Engenharia Ambiental & Energias Renováveis pela Universidade Federal Rural Da Amazônia (UFRA), no qual desenvolve atividades no Laboratório de Modelagem Hidroclimático da Amazônia (LabHCAM). Avenida Presidente Tancredo Neves, 2501, 66077-830, Belém, PA. E-mail: [email protected].

     

  • Douglas Silva Dos Santos, Universidade Federal Rural Da Amazônia
    Graduando do curso de Engenharia Ambiental & Energias Renováveis pela Universidade Federal Rural Da Amazônia (UFRA), Campus Capanema.
  • Leandro Marques Torres, Universidade Federal Rural Da Amazônia
    Graduando do curso de Engenharia Ambiental & Energias Renováveis pela Universidade Federal Rural Da Amazônia (UFRA)
  • Paulo Rick Soares Rodrigues, Universidade Federal Rural Da Amazônia
    Graduando do curso de Engenharia Ambiental & Energias Renováveis pela Universidade Federal Rural Da Amazônia (UFRA)

Downloads

Publicado

2019-06-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PRÁTICAS DE GESTÃO AMBIENTAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA, CAMPUS BELÉM. (2019). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 8(2), 487-512. https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e22019487-512

Artigos Semelhantes

1-10 de 867

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.