ANÁLISE DA GESTÃO E CONTROLE AMBIENTAL EM POSTO DE COMBUSTÍVEL EM CAÇAPAVA DO SUL -RS

Autores

  • Stener Camargo de Oliveira Universidade Federal do Pampa
  • Milene de Freitas Félix
  • Daiane Cristine Kuhn
  • Tassiane Leite Lopes
  • Lucélia Gomes Seabra
  • Pedro Daniel da Cunha Kemerich

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e3201967-87

Palavras-chave:

Meio ambiente, Medidas, Resíduos

Resumo

Em virtude de um possível desequilíbrio ambiental, as empresas de postos e abastecimento de combustível devem conter um sistema de planejamento ambiental na empresa. Esse segmento compõe atividades que apresentam um alto potencial de poluição e assim são considerados pela legislação ambiental brasileira. Tal fato se dá pelos aspectos relacionados às suas atividades e ao potencial perigo ao meio ambiente. Devido a isso, o objetivo do trabalho foi identificar e descrever as relações do posto de combustível com o meio ambiente, estudar as medidas de gestão ambiental que estão sendo adotadas e as que devem ser adotadas pelo segmento. Para o desenvolvimento do estudo, foram levantados dados iniciais, em um Posto de Combustível de Caçapava do Sul/RS, para após preenchimento do formulário do FMEA. Também foi aplicado um questionário-base do ISP e em seguida realizada a elaboração de um cronograma de ações. Os resultados revelaram que a empresa interage com o meio ambiente quando utiliza a água como insumo nas atividades desenvolvidas e pela geração de resíduos como: óleo queimado, lodo tóxico, embalagens de lubrificantes e efluentes líquidos. Constatou-se, ainda, que estes resíduos são recolhidos por empresa especializada, porém os efluentes do local não são devidamente tratados, sendo assim despejados em esgoto comum. Portanto, foi possível verificar que o empreendimento conta com algumas medidas de gestão ambiental, entretanto não são suficientes para esse tipo de atividade.

Biografia do Autor

  • Stener Camargo de Oliveira, Universidade Federal do Pampa

    Engenheiro Ambiental e Sanitarista graduado pela Universidade Federal do Pampa campus Caçapava do Sul, idealizador e organizador do Simpósio de Meio Ambiente da Unipampa, atuou voluntariamente em projetos de pesquisa na área de análises químicas e resíduos sólidos da construção civil, e em projetos de extensão na área de resíduos sólidos e educação ambiental. Desenvolveu trabalho de conclusão de curso na área de resíduos recicláveis e foi bolsista do Programa de Bolsas de Desenvolvimento Acadêmico (PBDA) nos anos de 2014 e 2015, e bolsista do Programa de Fomento a Extensão -PROFEXT no ano de 2016, atualmente é Pós Graduando do Programa de Especialização em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal do Pampa e mestrando como aluno especial do Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Maria.

     

Downloads

Publicado

2019-10-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ANÁLISE DA GESTÃO E CONTROLE AMBIENTAL EM POSTO DE COMBUSTÍVEL EM CAÇAPAVA DO SUL -RS. (2019). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 8(3), 67-87. https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e3201967-87

Artigos Semelhantes

1-10 de 863

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.