O DESEMPENHO AMBIENTAL DE COMPANHIAS BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE DAS COMPANHIAS DO ISE

Autores

  • Neylane dos Santos Oliveira Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Gilenio Borges Fernandes Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Priscila Carvalho Santos Maia Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Francimeire Barbosa Lima Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v5e12016352-370

Palavras-chave:

Desempenho Ambiental, Responsabilidade Social Corporativa, Teoria do Stakeholder.

Resumo

O objetivo desse estudo foi analisar o desempenho ambiental de companhias listadas no ISE no período de 2011 a 2013. Para tanto, foi necessário mensurar desempenho ambiental, o qual foi viabilizado com base no questionário ISE. Das 40 empresas que, em média, compõem o ISE anualmente, esse estudo contou com doze, as quais comporam a amostra geral da pesquisa. Os dados foram analisados descritivamente e os resultados apontam que o nível do DA das empresas pesquisadas tem apresentado uma tendência crescente, podendo ser explicado pela Teoria do Stakeholder. Essa investigação também sinaliza como importante a associação entre a atividade desenvolvida pelas empresas e seu comportamento com relação ao meio ambiente. O fato das empresas possuírem certificações de caráter socioambiental não influi consideravelmente no seu desempenho ambiental. Porém, ao analisar o porte, chega-se a resultados interessantes que apontam que a maioria das empresas de menor porte melhoraram seu desempenho ambiental ao contrário das de maior porte. Diante desses achados entende-se que essa pesquisa contribui para academia, as corporações e a sociedade em geral, pois fornece evidências empíricas do potencial da teoria do stakeholder em explicar a realidade brasileira no que tange a aspectos de RSC.

Biografia do Autor

  • Neylane dos Santos Oliveira, Universidade Federal da Bahia (UFBA)
    Mestre em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal da Bahia-UFBA, graduada em Ciências Contábeis pela UFBA, desenvolve pesquisa no Laboratório de Pesquisa em Contabilidade de Gestão da UFBA, foi bolsista de Iniciação Científica Voluntária 2009-2010 e Bolsista PIBIC 2010-2011, Monitora em 2011, atua com trabalhos de pesquisa em Sistema de Informação e Comunicação, Educação e temas ligados a Gestão Ambiental Corporativa.
  • Gilenio Borges Fernandes, Universidade Federal da Bahia (UFBA)
    Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia (1976), mestrado em Agronomia com área de concentração em Estatística Experimental pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1984) e doutorado em Meteorologia Agrícola e Estatística pela Iowa State University (1994). Atualmente é professor associado IV (aposentado) do Instituto de Matemática da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência em Estatística Experimental, atuando nas linhas de Modelos Lineares Gerais e Generalizados com ênfase em modelos de regressão, delineamento e análise de experimentos e análise de variância com medidas repetidas e erros heterocedásticos, modelagem de dados binários correlacionados.

Downloads

Publicado

2016-05-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O DESEMPENHO AMBIENTAL DE COMPANHIAS BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE DAS COMPANHIAS DO ISE. (2016). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 5(1), 352-370. https://doi.org/10.19177/rgsa.v5e12016352-370

Artigos Semelhantes

1-10 de 1039

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.