ENERGIA FOTOVOLTAICA COMO MATRIZ ENERGÉTICA SUSTENTÁVEL EM ORGANIZAÇÕES

Autores

  • Carlos Alberto Barp Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Simone Sehnem Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Fernando Fantoni Bencke Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v3e22014178-203

Palavras-chave:

Sustentabilidade. Energia Fotovoltaica. Energia Renovável

Resumo

O estudo tem como objetivo principal investigar a evolução da inserção da matriz energética fotovoltaica na empresa NORD Eletric S/A. Justifica-se pela relevância da temática sustentabilidade e geração de energias limpas, aproveitando uma alternativa emergente e inovadora a nível regional, atendendo os pilares econômico e ambiental. O estudo de caso utilizou uma abordagem qualitativa e quantitativa. Foi realizada uma entrevista estruturada de ordem não probabilística por acessibilidade com o responsável pela empresa NORD Eletric S/A e foram pesquisados dados secundários do setor. As técnicas de análise utilizadas foram descritiva e de conteúdo. Os resultados revelam que é possível e viável a exploração da energia fotovoltaica, fortalecendo e diversificando a matriz energética, caracterizada por uma energia com geração local sem redes de transmissão. No entanto, falta uma política que esclareça e incentive a busca por essa fonte. Percebe-se que a partir de uma gestão com visão focada em novas tecnologias sustentáveis, é possível ampliar a matriz energética brasileira via caminhos alternativos. Portanto, conclui-se que a empresa busca investimentos em tecnologia aplicada às energias alternativas, como estratégia competitiva dos negócios.

Biografia do Autor

  • Carlos Alberto Barp, Universidade do Oeste de Santa Catarina

    Mestrando em: Mestrado Profissional em Administração, área de concentração em sustentabilidade - Especialista em Auditoria e Custos, Contabilidade Gerencial e Controladoria e Finanças, experiência em docência nos cursos de Adminsitração e Ciências Contábeis. Também atua na área administrativa e financeira da UNOESC Campus de Xanxerê.

  • Simone Sehnem, Universidade do Oeste de Santa Catarina
    Doutora em Administração e Turismo pela Univali/SC (2011). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Graduada em Agronegócios pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de São Miguel do Oeste (2005) e graduada em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2010). Atua como Professora e Pesquisadora do Mestrado em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) em Florianópolis/SC na área de concentração Administração Estratégica e ministra as disciplinas de Metodologia da Pesquisa, Tópicos Especiais: Avaliação de Desempenho em Sustentabilidade e Inovações Sociais no Mestrado de Administração dessa instituição. Também é Professora Permanente na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) no Mestrado Profissional em Administração no qual desenvolve estudos especialmente na Linha de Pesquisa Competitividade do Agronegócio com ênfase na sustentabilidade dos empreendimentos e seu impacto na competitividade. Ali, ministra a disciplina Sustentabilidade em Organizações. A pesquisa e a produção técnica e tecnológica estão focadas em aspectos ambientais de organizações. Realiza consultorias na área de sustentabilidade e sistemas de gestão ambiental em empresas de pequeno e médio porte dos mais diversos setores. Ministra aulas em cursos de pós-graduação lato sensu na área de Metodologia da Pesquisa, Gestão Ambiental, Aspectos Ambientais no Agronegócio, Indicadores de Desempenho Ambiental em Organizações e Sustentabilidade em Organizações.
  • Fernando Fantoni Bencke, Universidade do Oeste de Santa Catarina
    Doutorando em Administração pela UCS/PUC-RS, Mestre em Educação UPF (2008),Especialista em Educação e Docência do Ensino Superior FIE (2008), Especialista em Gestão de Pessoas FIE (2005), Bacharel em Administração UNOCHAPECO (2002), Licenciado em Filosofia UNOCHAPECO (2003). Possui experiência em gestão universitária. Pesquisador na área de Inovação e Sustentabilidade. Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc Chapecó

Downloads

Publicado

2014-11-11

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ENERGIA FOTOVOLTAICA COMO MATRIZ ENERGÉTICA SUSTENTÁVEL EM ORGANIZAÇÕES. (2014). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 3(2), 178-203. https://doi.org/10.19177/rgsa.v3e22014178-203

Artigos Semelhantes

1-10 de 648

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)