AVALIAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO ISO 14001: ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS PARA MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA

Autores

  • Ezequiel Douglas Wilbert Unoesc
  • Adriana Klein Rosa UNOESC
  • Simone Sehnem UNOESC

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v6e32017124-148

Palavras-chave:

Motivos para implantação da ISO 14.001, Resultados, Pequena empresa.

Resumo

As organizações empresariais ao longo da história utilizam ferramentas diversas para se posicionar a frente dos concorrentes para obtenção de maiores resultados e abrangência de mercado. Com a mudança recente na economia, além dos fatores econômicos e estruturais, a globalização passa a fazer parte da nova realidade, assim como o aumento das responsabilidades exigidas das empresas, especialmente nas questões do meio ambiente e social. Esse artigo busca compreender essa mudança de paradigmas, quando observados sob a ótica dos motivos que levaram uma pequena indústria do segmento metal mecânico de manutenção automotiva em Santa Catarina adotar a ISO 14.001 e identificar quais foram os benefícios auferidos com a certificação. A análise trata um estudo de caso que se classifica com relação aos objetivos em explicativa e consiste em uma pesquisa cuja abordagem é de caráter qualitativo, pois tem por objetivo central desenvolver um construto teórico a partir de entrevistas realizadas, além de observação in loco. Foi possível constatar que a adequação a programas ambientais e a ISO 14.001, quando implementados, geram vantagem competitivas, preferência do mercado consumidor, redução de custos, maiores controles e mudança de comportamento nos funcionários da empresa. Verifica-se neste estudo de caso, que a adoção de um SGA independe do porte da empresa, assim como, impacta positivamente nos resultados econômicos e vai além, gerando resultados qualitativos e imensuráveis para a organização.

Biografia do Autor

Ezequiel Douglas Wilbert, Unoesc

Mestrado Profissional em Administração pela Unoesc, Bacharel em Administração e Especialização em Administração Financeira/UNOCHAPECÓ. Professor na Unoesc. 

Adriana Klein Rosa, UNOESC

Acadêmica do metrado profissional em Administração da Unoesc, Administradora de empresas e pós-graduada em Gestão de Empresas pela FGV. Pós-graduada no MBA em Geração e Operação de Negócios Internacionais pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – Campus Chapecó. 

Simone Sehnem, UNOESC

Doutora em Administração e Turismo pela Univali/SC (2011). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Graduada em Agronegócios pela Unoesc (2005) e Bacharel em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2010). Membro do Academy of International Business (AIB). Atua como Professora e Pesquisadora na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). E-mail: 

 

Downloads

Publicado

2017-11-09

Edição

Seção

Artigos