PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ANÁLISE DA REALIDADE DE CHAPECÓ/SC

Autores

  • Jaci José Cenci UCEFF
  • Juliano Daleaste UCEFF
  • Erno Menzel SENARNacional
  • Simone Sehnem Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v4e02015102-130

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Plano de Gerenciamento, Resíduos sólidos.

Resumo

O gerenciamento integrado dos resíduos sólidos é de fundamental importância para a qualidade de vida. O objetivo deste trabalho é analisar a atual situação da cidade de Chapecó (SC) no tocante ao gerenciamento de resíduos sólidos urbanos (RSU) e identificar quais são os destinos dados a esses subprodutos descartados pela população urbana da cidade. E ainda, comparar os métodos modernos e sustentáveis da atualidade com o modelo empregado pelas empresas coletoras da cidade. Foi realizado um comparativo entre as oito premissas de Sachs (2007) com o plano de gerenciamento de resíduos sólidos no município de Chapecó (SC). A abordagem da pesquisa é qualitativa e quantitativa, e consiste em uma pesquisa descritiva, pois visa observar, registrar e analisar os fenômenos já expostos. Os resultados evidenciam que o município está em um processo evolutivo com o que contempla a Política Nacional de Resíduos Sólidos, pois possui vários instrumentos voltados à efetivação do gerenciamento integrado dos serviços de coleta, segregação e destinação adequada dos RSU, dentre deles o plano nacional, estadual e municipal de resíduos sólidos. Além disso, são apresentadas neste estudo novas alternativas que podem ser desenvolvidas na cidade a fim de melhorar a qualidade do destino, reuso do produto através de processos de transformação, como por exemplo, por meio da utilização da matéria prima como adubação para correção do solo e transformação do gás liberado na atmosfera em energia elétrica.

Biografia do Autor

Jaci José Cenci, UCEFF

Mestrando em Administração, Pós em Administração Financeira, Pós em Administração Pública, bacharel em Administração, professor da UCEFF faculdade.

Juliano Daleaste, UCEFF

Mestrando em Administração, Pós em Finanças Corporativas, Gestão da Produção e Logística, Bacharel em Ciências Econômicas, professor da UCEFF faculdades.

Erno Menzel, SENARNacional

Mestrando em Administração, pós em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional, Bacharel em Administração Professor do SENARNacional.

Simone Sehnem, Universidade do Sul de Santa Catarina

Dra. em Administração (Univali), mestre em Administração pela (UFSC) bacharel em Agronegócios. Professora do mestrado Profissional em Administração.

Downloads

Publicado

2015-12-16

Edição

Seção

Artigos