CONSTRUÇÃO DE UM DESTILADOR USANDO OS CONCEITOS DA LOGISTICA REVERSA

Autores

  • Ana Regina de Aguiar Dutra Unisul
  • Anelise Leal Vieira Cubas Unisul
  • Elisa Helena Siegel Moecke Unisul
  • Marciano José Richartz Unisul

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v3e1201426-38

Palavras-chave:

sustentabilidade, reaproveitamento de resíduos, biodiesel, metanol, metodologia de projeto de produto.

Resumo

As constantes transformações globais têm impulsionado as empresas a desenvolverem produtos e processos produtivos sustentáveis.  A adoção de tecnologias limpas para os sistemas produtivos e pensar no produto desde a matéria prima até o descarte, são formas das empresas garantirem as gerações futuras, a preservação do ambiente e a continuidade dos negócios. O objetivo do referido artigo é o de socializar o desenvolvimento do protótipo de um destilador para a recuperação do metanol da glicerina proveniente do processo produtivo do biodiesel. O protótipo busca a partir do reaproveitamento do coproduto o incremento de renda para os membros de uma Associação denominada Pro-Crep, sediada na comunidade da Praia da Pinheira, localizada no Município de Palhoça/SC. Para construção do destilador de metanol empregou-se uma metodologia já consolidada na área da enegenharia, entitulada processo para desenvolvimento de produtos (PDP).

Biografia do Autor

Ana Regina de Aguiar Dutra, Unisul

possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Atualmente é professor titular da Universidade do Sul de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Ergonomia, atuando principalmente nos seguintes temas: ergonomia, produtos e processos produtivos, desenvolvimento sustentável, educação.

Anelise Leal Vieira Cubas, Unisul

Possui graduação em Engenharia Química pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1996), mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), doutorado e pós-doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professora, coordenadora da unidade Produção Construção e Agroindustria (UnA-PCA) e diretora do laboratório de tecnologia a plasma da Universidade do Sul de Santa Catarina. Tem experiência na área ambiental, com ênfase em gestão de resíduos dos processos produtivos, atuando principalmente nos seguintes temas: plasma térmico e plasma frio, compostos orgânicos voláteis, resíduos perigosos, gestão de resíduos sólidos e reaproveitamento de resíduos dos processos produtivos.

Elisa Helena Siegel Moecke, Unisul

Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1984), mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é professora da Universidade do Sul de Santa Catarina do curso de Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção . Atua como farmacêutica bioquímica na Universidade Federal de Santa Catarina na área de Pesquisa e Extensão. Tem experiência na área de Engenharia Ambiental e Sanitária, com ênfase em resíduos industriais: caracterização e aproveitamento; atuando principalmente nos temas de biodiesel a partir de rejeitos gordurosos, isolamento e imobilização de microrganismos e enzimas. E na área de Alimentos, no controle de qualidade com ênfase em desenvolvimento, otimização, validação e utilização de métodos microscópicos. Membro de Comitê do CNPq Utilização de co-produtos associados à cadeia produtiva do Biodiesel, Portaria PO 258/2008. Prêmio Santander - Universidade Solidária/ 2010 - Projeto Biodiesel.

Marciano José Richartz, Unisul

Graduado em Tecnologo de Processos Industriais / Eletromecânica pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2008) e graduado em Engenharia de Produção na Universidade do Sul de Santa Catarina. Atua desde 2003 no P.D.P. / Ferramentaria - Saraiva Retrovisores Industria e Comercio Ltda.

Downloads

Publicado

2014-05-28

Edição

Seção

Artigos