Theory and practice in legal education

dialogue between the decolonization of knowledge and the pedagogy of the liberation of Paulo Freire and Bell Hooks

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29293/rdfg.v6i01.236

Keywords:

Ensino Jurídico. Decolonialidade do saber. Pedagogia da Libertação. Teoria e Prática no Direito.

Abstract

O presente artigo visa investigar, mediante a vertente jurídico-sociológica, se a dissociação entre a teoria e a prática no curso de Direito apresenta-secomo decorrência da colonialidade do saber, conceito central nos estudos decoloniais. Para tanto, pretende-se apresentar a pedagogia da educação como prática da liberdade engendrada pelo educador e jurista brasileiro Paulo Freire, que é também trabalhada sob a ótica interseccional pela intelectual negra bellhooks, efetivando-se o método de decolonialidade do saber na contemporaneidade, capaz de mitigar o tão discutido hiato entre teoria e prática no ensino jurídico. O cerne desta proposta pedagógica é romper com a dicotomia teoria-prática, mediante um saber-práxis que se construa a partir da realidade vivenciada pelo aluno ou aluna, que passa a se compreendercomo ser histórico social capaz de entender criticamente a realidade na qual está inserido, para, assim, transformá-la.

Author Biographies

  • Flávia Souza Máximo Pereira, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, MG, Brasil.

    Doutora em Direito do Trabalho pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em cotutela com a Università degli Studi di Roma Tor Vergata. Professora substituta de Direito Previdenciário e Direito Processual do Trabalho da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). 

  • Flávia Coelho Augusto Silva, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, MG, Brasil.

    Especialista em Direito Empresarial pela FGV. Graduada em Direito pela UFOP. Professora Substituta de Direito Civil e Empresarial no curso de Direito da UFOP. Advogada.

Published

2019-05-02

Issue

Section

Articles

How to Cite

Theory and practice in legal education: dialogue between the decolonization of knowledge and the pedagogy of the liberation of Paulo Freire and Bell Hooks. Guanambi College Law Journal, Guanambi, v. 6, n. 01, p. e236, 2019. DOI: 10.29293/rdfg.v6i01.236. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/RDFG/article/view/13920.. Acesso em: 22 jul. 2024.