Aproximações do direito contratual com a literatura

o conto “O Empréstimo”, de Machado de Assis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29293/rdfg.v8i02.350

Palavras-chave:

Mútuo; Direito e Literatura; Machado de Assis.

Resumo

CONTEXTO: Insere-se no contexto institucional do movimento direito e literatura. Oferece uma leitura sobre o contrato de empréstimo sintetizada no tópico 4.

OBJETIVO: Explicitar o emprego do direito e literatura no direito contratual, especialmente, em relação ao mútuo, juros e agiotagem.

MÉTODO: Com base na metodologia do direito na literatura, examina as noções de mútuo, agiotagem e juros no conto “O Empréstimo”, de Machado de Assis.

RELEVÂNCIA/ORIGINALIDADE: A relevância do debate é retirar o direito do enclausuramento dogmático por meio de uma abordagem do direito na literatura.

RESULTADO: Mostra o problema do exclusivismo jurídico e sugere a possibilidade de apreender o direito por meio da literatura. 

PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS/METODOLÓGICAS: O que se pretende com o artigo é uma maior abertura da dogmática jurídica à colaboração interdisciplinar.

PALAVRAS-CHAVE: Mútuo. Direito e Literatura. Machado de Assis.

 

Biografia do Autor

  • Elpídio Paiva Luz Segundo, Centro Universitário FG (UniFG), Guanambi, BA, Brasil.

    Doutor em Direito pela UNESA/RJ. Mestre em Direito pela UNESA/RJ. Especialista em Direito Público pela PUC/MG. Bacharel em Direito pela PUC/MG. Professor do curso de Direito da UniFG.

     

Downloads

Publicado

2021-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Aproximações do direito contratual com a literatura: o conto “O Empréstimo”, de Machado de Assis. Revista de Direito da Faculdade Guanambi, Guanambi, v. 8, n. 02, p. e350, 2021. DOI: 10.29293/rdfg.v8i02.350. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/RDFG/article/view/13959.. Acesso em: 17 jun. 2024.