A importância da coordenação, acompanhamento e fiscalização no estágio de estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29293/rdfg.v6i02.266

Palavras-chave:

Estágio; Trabalho; Precarização; Formação.

Resumo

As exigências profissionais do mercado de trabalho na sociedade contemporânea concorrem para que os diversos cursos superiores e profissionalizantes incluam em seu conteúdo programático atividades teórico-práticas para que os estudantes concluam seus estudos com trabalhos e tarefas cada vez mais complexos, neles envolvendo procedimento que harmonizem a teoria à prática num ambiente empresarial externo.Este artigo tem por objetivo avaliar a importância a ser dada às etapas do estágio de estudante para a formação profissional.para subsidiar o estudo qualitativo, entrevistamos  20 estudantes do ensino superior encaminhados pelos Agentes de Integração a empresas localizadas nos Municípios de Cariacica e Vitória, localizados no estado do Espírito Santo - Brasil. Destes 35% do sexo masculino e 65% do sexo feminino. As idades dos sujeitos variam de 16 a 29 anos. Apurou-se que os centros educacionais, principalmente aqueles voltados para o ensino superior, tem omitido nas suas funções de coordenação e acompanhamento. No decorrer da pesquisa foi possível entender: se as razões das substituições dos trabalhadores empregados por estagiários, a baixa qualidade dos acompanhamentos e avaliações, os motivos que ocasionaram o crescente aumento de estagiários no mercado formal de trabalho e o seu desvirtuamento.

Biografia do Autor

  • Jair Teixeira dos Reis, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Espírito Santo, ES, Brasil.

    Doutorando em Direito Econômico pela Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI). Professor do Mestrado Profissional em Gestão Pública na UFES. Mestre em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana. Especialista em Direito Tributário pelo IBET. Bacharel em Direito pela Unimontes. Auditor Fiscal do Trabalho no Espírito Santo.

  • Gabriela Fauth, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

    Doutora em Direito Público pela Universitat Rovira i Virgili, Tarragona/Espanha (2015) com reconhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Menção Honrosa Cum Laude e vencedora do Prêmio extraordinário de doutorado - melhor tese em Direito no curso acadêmico 2014/2015. Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) com bolsa CAPES e Bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (2004). Atualmente é pesquisadora posdoutoral FAPERJ no PROURB, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Acreditada ANECA - Profesor Ayudante Doctor (Espanha). Acreditada AQU - Profesor Lector (Catalunha).

Publicado

2019-11-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A importância da coordenação, acompanhamento e fiscalização no estágio de estudantes. Revista de Direito da Faculdade Guanambi, Guanambi, v. 6, n. 02, p. e266, 2019. DOI: 10.29293/rdfg.v6i02.266. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/RDFG/article/view/13926.. Acesso em: 30 out. 2024.