APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) COMO MEIO DE ENSINAR O PENSAMENTO CRÍTICO
DOI:
https://doi.org/10.19177/prppge.v14e262020308-324Palavras-chave:
ABP, Pensamento Crítico, Educação Superior.Resumo
O artigo apresenta uma revisão das características da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), como uma estratégia que oferece múltiplas oportunidades para promover o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico na educação universitária. É feita uma revisão do conceito de pensamento crítico e de seu ensino, identificando os componentes que podem ser ensinados e aprendidos na educação. Os aspectos da metodologia ABP que estão relacionados aos diferentes componentes cognitivos e não cognitivos do pensamento crítico são analisados e alguns aspectos importantes a serem considerados em um projeto ABP-PC articulado são discutidos.
Downloads
Publicado
2020-12-11
Edição
Seção
Dossiê Temático
Licença
Poiésis is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.