Currículo e alteridade: a experiência hermenêutica da pesquisa na formação docente
DOI:
https://doi.org/10.19177/prppge.v1e22008134-147Palavras-chave:
Currículo, Alteridade, Pesquisa, Formação docenteResumo
O presente artigo procura situar a discussão da formação do professor-pesquisador num horizonte compreensivo, onde questões referentes aos métodos e técnicas de pesquisa, à objetividade e validade científica, abrem espaço para as tematizações referentes ao encontro com a alteridade e à experiência hermenêutica do diálogo com o outro, como elementos essenciais da pesquisa e da própria formação docente no campo educacional. Considera que a realização de uma pesquisa é sempre situada em meio a um processo caracterizado pela familiaridade e pelo estranhamento, que tensiona permanentemente o horizonte compreensivo do professor-pesquisador e o horizonte histórico daquilo que se pretende compreender. É nesse entremeio que a pesquisa em educação se realiza, devendo ser o espaço de formação docente e atuação do professor-pesquisador.Downloads
Publicado
2008-12-30
Edição
Seção
Artigos
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