A formação de professoras alfabetizadoras
DOI:
https://doi.org/10.19177/prppge.v1e12008101-115Palabras clave:
Formação de professores, Professoras alfabetizadoras, Múltiplas determinaçõesResumen
O presente artigo relaciona-se à pesquisa realizada durante Doutorado que teve como objetivo principal identificar e analisar fatores que condicionam, impactam e intervêm nas escolhas teórico-metodológicas nas práticas de professoras alfabetizadoras. Para tanto, desenvolveu-se pesquisa de campo de caráter etnográfico com três professoras, duas de um Município do Norte de Santa Catarina/Brasil e uma do distrito do Porto/Portugal (no processo de Doutorado Sanduíche). Apresentam-se algumas reflexões sobre a constituição do “ser” professora e o processo formativo dos sujeitos da pesquisa a partir da análise de trechos de entrevistas. Conclui-se que os processos de formação do professor (formalizados e não-formalizados) devem ser avaliados em suas múltiplas determinações. Infere-se que a constituição da profissionalidade docente merece um olhar atento das ciências voltadas para a Educação.Descargas
Publicado
2008-06-30
Número
Sección
Artigos
Licencia
![Licença Creative Commons](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/3.0/88x31.png)
Poiésis is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.