A criança e o adulto face a face: algumas reflexões
DOI:
https://doi.org/10.19177/prppge.v4e82011524-541Keywords:
Criança co-construtora, Relação adulto-criança, Museu das Crianças do Brasil.Abstract
Este artigo apresenta o resultado de uma revisão bibliográfica sobre a compreensão do desenvolvimento humano e as representações que alguns pesquisadores atuais das áreas de psicologia, sociologia, pedagogia e filosofia possuem sobre a criança. Ficou evidenciado que o modelo de rede e a ênfase nas interações e/ou na intersubjetividade são predominantes na compreensão desse desenvolvimento. No que diz respeito às representações sobre as crianças, encontrou-se a “criança sujeito, pessoa por inteiro, agente, ator social, parâmetro das mudanças a serem realizadas nas cidades”. Tais representações trazem, como consequência, um impacto sobre as relações entre adulto e criança, expresso inclusive no projeto pedagógico do Museu das Crianças do Brasil, do qual elas são co-construtoras.
Downloads
Published
Issue
Section
License
![Licença Creative Commons](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/3.0/88x31.png)
Poiésis is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.