A criança e o adulto face a face: algumas reflexões

Authors

  • Vera Lúcia Chacon Valença Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v4e82011524-541

Keywords:

Criança co-construtora, Relação adulto-criança, Museu das Crianças do Brasil.

Abstract

Este artigo apresenta o resultado de uma revisão bibliográfica sobre a compreensão do desenvolvimento humano e as representações que alguns pesquisadores atuais das áreas de psicologia, sociologia, pedagogia e filosofia possuem sobre a criança. Ficou evidenciado que o modelo de rede e a ênfase nas interações e/ou na intersubjetividade são predominantes na compreensão desse desenvolvimento. No que diz respeito às representações sobre as crianças, encontrou-se a “criança sujeito, pessoa por inteiro, agente, ator social, parâmetro das mudanças a serem realizadas nas cidades”. Tais representações trazem, como consequência, um impacto sobre as relações entre adulto e criança, expresso inclusive no projeto pedagógico do Museu das Crianças do Brasil, do qual elas são co-construtoras.

 

Published

2011-12-30

Issue

Section

Artigos