EDUCAÇÃO SEXUAL EMANCIPATÓRIA E O PENSAMENTO CRÍTICO: REFLEXÕES SOBRE SABERES E FAZERES DO GRUPO EDUSEX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v14e262020438-453

Palavras-chave:

Educação, Educação Sexual, Educação Sexual Emancipatória, Pensamento Crítico, Grupo EDUSEX.

Resumo

Reflexões sobre parte da caminhada de 30 anos do Grupo EDUSEX Formação de Educadores e Educação Sexual na Universidade do Estado de Santa Catarina, na sensibilização dos envolvidos em processos educativos formais e não formais, subsidiando o resgate da sua capacidade de pensamento crítico sobre o contexto, em interfaces com educação sexual. Sintetiza o significado de educação sexual e educação sexual emancipatória, via materialismo sócio-histórico-dialético como base de possibilidades concretas da construção de projetos intencionais em educação sexual emancipatória, com dois exemplos: os resultados relacionados ao mapeamento do estado da produção do conhecimento sobre a categoria educação sexual  em PPGE  no  Brasil e  os resultados  de estágio doutoral,  na Universidade de Aveiro (PT), em programas de rádios comunitárias com  interfaces entre educação sexual emancipatória e pensamento crítico.

Biografia do Autor

  • Sonia Maria Martins de Melo, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis - Santa Catarina
    Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis - Santa Catarina
  • Raquel da Veiga Pacheco, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis - Santa Catarina
    Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis - Santa Catarina
  • Marcia de Freitas, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis - Santa Catarina
    Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis - Santa Catarina

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Publicado

2020-12-11

Edição

Seção

Dossiê Temático