APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) COMO MEIO DE ENSINAR O PENSAMENTO CRÍTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v14e262020308-324

Palavras-chave:

ABP, Pensamento Crítico, Educação Superior.

Resumo

O artigo apresenta uma revisão das características da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), como uma estratégia que oferece múltiplas oportunidades para promover o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico na educação universitária. É feita uma revisão do conceito de pensamento crítico e de seu ensino, identificando os componentes que podem ser ensinados e aprendidos na educação. Os aspectos da metodologia ABP que estão relacionados aos diferentes componentes cognitivos e não cognitivos do pensamento crítico são analisados e alguns aspectos importantes a serem considerados em um projeto ABP-PC articulado são discutidos.

Biografia do Autor

Patricia Morales Bueno, Pontificia Universidad Católica del Perú (PUCP)

Doctora en Ciencias de la Educación. Profesora Principal del Departamento de Ciencias. Sección Química de la PUCP. Coordinadora del grupo GIDEEQ.

Publicado

2020-12-11

Edição

Seção

Dossiê Temático