A concepção de álgebra na proposição de Davydov para o ensino de número

Autores

  • Dr. Ademir Damázio (PPGE-UNESC) Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC
  • Drª. Josélia Euzébio da Rosa (PPGE-Unisul)
  • Drª. Ledina Lentz Pereira (UNESC)
  • Drª. Elaine Vieira Banhar (UNESC)

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v5e92012280-299

Palavras-chave:

Educação Matemática, Concepção, Álgebra, Ensino, Davydov, Número

Resumo

Historicamente, a educação escolar estabeleceu a separação entre a aritmética, a álgebra e geometria, o que propiciou movimentos que culmina com a unificação: a Matemática. Porém, as proposições curriculares não traduzem a inter-relação entre esses três campos. O presente estudo afilia-se a Davydov e colaboradores ao adotar o pressuposto de que o ensino de matemática, desde o primeiro ano escolar, deve trazer a ideia de número real, a partir do estudo das grandezas na inter-relação entre as significações aritméticas, algébricas e geométricas. O problema de pesquisa volta-se para a concepção de álgebra nas proposições de Davydov para a introdução do ensino do conceito de número. Para tanto, estabelece-se um diálogo com a literatura referente à concepção de álgebra e a proposição davydoviana. Ao contemplar a relação geral entre as grandezas, Davydov traz componentes da concepção de álgebra como o estudo de relação entre grandezas que variam.

Biografia do Autor

  • Drª. Josélia Euzébio da Rosa (PPGE-Unisul)
     UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina. [email protected]. Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado em Educação. 
  • Drª. Ledina Lentz Pereira (UNESC)
     UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Drª. Elaine Vieira Banhar (UNESC)
    UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense.

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Publicado

2012-06-30

Edição

Seção

Artigos