A construção de saberes para uma escola que protege: notas sobre a formação de educadores/as na modalidade de ensino a distância

Autores

  • Drª. Patrícia de Moraes Lima (UFSC)
  • Dndª. Marta Corrêa Moraes (UFSC)
  • Dndº. Rogério Machado Rosa (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v5e92012234-246

Palavras-chave:

Formação de professores, Escola que protege, Educação a distância

Resumo

Especialização “A Gestão do Cuidado para uma Escola que Protege”, que teve como intenção instrumentalizar educadores/as e outros atores sociais para construírem projetos de intervenção educacional nas escolas, buscando reconhecê-las como um espaço que integra a Rede de Proteção e Promoção dos Direitos das Crianças e Adolescentes no Brasil. O projeto de formação nasceu da iniciativa conjunta do Núcleo Vida e Cuidado (NUVIC) e do Laboratório de Novas Tecnologias da UFSC (LANTEC) e buscou, através da modalidade EAD (Educação à Distância), disseminar iniciativas de enfrentamento aos cenários de violências nos contextos escolares da Região Sul/Brasil. Esta experiência pedagógica procurou se afastar do mero acúmulo de horas e dias vividos entre mensagens, chats, fóruns e formações presenciais e a distância, para se aproximar de tudo aquilo aí se passou e, ao passar, tramou acontecimentos e experiências. Afecções diversas transitaram por essa formação arquitetada pelo desejo de um núcleo de pesquisa, que, com suas leituras, experiências e intenções ousou propor um desenho/currículo enredando e enredado de/por muitas mãos. 

Biografia do Autor

  • Drª. Patrícia de Moraes Lima (UFSC)
    Coordenadora do Curso de Especialização “A Gestão do Cuidado para uma Escola que Protege”; Doutora em Educação/Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS; Professora do Centro de Ciências da Educação/CED-UFSC e pesquisadora do Núcleo Vida e Cuidado – estudos e pesquisas sobre violências (NUVIC).
  • Dndª. Marta Corrêa Moraes (UFSC)
    Coordenadora do Sistema de Acompanhamento ao Cursista, do Curso de Especialização “A Gestão do Cuidado para uma Escola que Protege”; Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação/PPGE-CED-UFSC e pesquisadora do Núcleo Vida e Cuidado – estudos e pesquisas sobre violências (NUVIC).
  • Dndº. Rogério Machado Rosa (UFSC)
    Professor do Curso de Especialização “A Gestão do Cuidado para uma Escola que Protege”. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. Pesquisador do Núcleo Vida e Cuidado – estudos e pesquisas sobre violências (NUVIC).

Downloads

Publicado

2012-06-30

Edição

Seção

Artigos