Percursos formativos por meio da escrita narrativa na educação a distância

Autores

  • Drª. Tânia Mara Cruz (PPGE-Unisul) Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Dr. Sandro Braga (PPGCL-Unisul)

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v5e92012215-233

Palavras-chave:

Narrativa, Diário online, Formação de professores

Resumo

Este ensaio trata da aprendizagem pela escrita narrativa a partir da construção de diários online em um dos Pólos do curso Gênero e Diversidade na Escola para professores da rede pública, ministrado pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2009. Teoricamente ancoramo-nos no construtivismo e na teoria sócio-histórica, além de considerarmos o campo das construções narrativas envolto nas teorias dos gêneros textuais. A metodologia consistiu na leitura desses diários como categorias analíticas da narrativa. A análise problematiza se o percurso de aprendizagem está expresso nos textos; se a narrativa escrita é um gênero textual adequado para percursos formativos; e se o gênero textual foi compreendido e praticado pelos cursistas. Conclui-se que a narrativa escrita como aprendizagem é adequada, mas encontra limites sem a socialização ao grupo. Além disso, sem a aprendizagem prévia do gênero textual e adequada tutoria, os cursistas acabam usando apenas a tipologia dissertação e/ou o gênero resumo. A narrativa em diários é um dos caminhos de aprendizado, mas cabe avaliar a coerência entre objetivos, processo e resultados.

Biografia do Autor

  • Dr. Sandro Braga (PPGCL-Unisul)
    outor em Linguística (UFSC) – Docente do PPGCL – Universidade do Sul da Santa Catarina

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Publicado

2012-06-30

Edição

Seção

Artigos