Perspectiva teórico epistemológica da modelagem conceitual relacionada com a análise cognitiva e semiótica no contexto da difusão do conhecimento em ambientes virtuais de aprendizagem

Autores

  • Dr. Eduardo M. F. Jorge (UNEB) UNEB (Universidade do Estado da Bahia)

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v5e92012111-131

Palavras-chave:

Modelagem Conceitual, Análise Cognitiva, Semiótica e Difusão do Conhecimento

Resumo

A Modelagem Conceitual é uma disciplina fundamental na Sociedade Contemporânea para a concepção de ambientes virtuais de aprendizagem, visto que fornece os instrumentos sintáticos e semânticos para criar estruturas de representação. Este artigo apresenta um panorama teórico epistemológico dos principais fundamentos que permitem criar um elo conceitual entre a Análise Cognitiva e a Semiótica no contexto da modelagem de estruturas de representações que podem variar quanto ao nível de formalidade visando apoiar principalmente a concepção de ambientes virtuais para o processo de  Difusão do Conhecimento.

Downloads

Publicado

2012-06-30

Edição

Seção

Artigos Temáticos