EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ACERCA DE UMA ESPECIFICIDADE QUE EPISTEMOLOGIA NENHUMA RESPONDE
DOI:
https://doi.org/10.19177/prppge.v14e25202085-98Palavras-chave:
Escola republicana, Epistemologia da Educação Física, Especificidade da escola.Resumo
O presente artigo aborda a “natureza” e a especificidade da Educação Física escolar. Para isso, ensaia respostas a três questões: 1) No contexto da formação dos campos científicos, qual o delineamento de um possível estatuto científico da Educação Física? 2) No contexto das teorias pedagógicas e/ou dos campos profissionais, qual a natureza da Educação Física? e 3) Como se dá a especificidade da Educação Física no campo escolar? Diante destes desafios, o estudo realiza uma análise crítica da tentativa de resolução limitada à epistemologia, sustentando que as questões postas necessitam de um equacionamento ético-político. A título de considerações finais, o artigo aponta alguns balizadores considerados importantes para o enfrentamento do conjunto das questões, que nos desafiam no campo educacional em consonância com o campo ético-político que caracteriza a forma de sociabilidade republicana e democrática.
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