AS RELAÇÕES ENTRE ADULTOS E BEBÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INDÍCIOS PARA COMPREENSÃO DE UMA DOCÊNCIA NÃO LINEAR

Autores

  • Rosinete Valdeci Schmitt Núcleo de Formação, Pesquisa e Assessoramento da Educação Infantil Diretoria de Educação Infantil Prefeitura Municipal de Florianópolis

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v13e242019313-330

Palavras-chave:

Educação Infantil. Bebês. Docência com bebês.

Resumo

Este artigo trata das particularidades das relações com os bebês nos contextos de Educação Infantil, de forma a contribuir para o fortalecimento da especificidade da docência nessa etapa da Educação Básica. Fundamenta-se na interlocução com outros pesquisadores da Pedagogia da Infância e com estudos da Sociologia da Infância implicados na defesa dos direitos das crianças e da sua ação social nos contextos sociais que fazem parte. Utiliza-se de episódios de duas pesquisas, de caráter etnográfico, que trataram das relações com e entre bebês em instituições de Educação Infantil pública, apresentando três aspectos que adensam a visibilidade da composição de uma docência não linear e emergencialmente dialógica: i) a composição de um contexto de relações múltiplas e simultâneas com bebês; ii) as implicações das relações entre adultos e bebês nas situações de cuidado; iii) a presença imperativa dos bebês na composição da ação docente.

 

Biografia do Autor

  • Rosinete Valdeci Schmitt, Núcleo de Formação, Pesquisa e Assessoramento da Educação Infantil Diretoria de Educação Infantil Prefeitura Municipal de Florianópolis

    Formada em Pedagogia FAED/UDESC

    Especialição em Educação Infantil FAED/UDESC

    Mestrado em Educação PPGE/UFSC

    Doutorado em Educação PPGE/UFSC

    Professo de Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis, atua atuamente no Núcleo de Formação, Pesquisa e Assessoramento da Educação Infantil, da mesma rede.

     

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Publicado

2019-12-13

Edição

Seção

Dossiê Temático