AS RELAÇÕES ENTRE ADULTOS E BEBÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INDÍCIOS PARA COMPREENSÃO DE UMA DOCÊNCIA NÃO LINEAR
DOI:
https://doi.org/10.19177/prppge.v13e242019313-330Palavras-chave:
Educação Infantil. Bebês. Docência com bebês.Resumo
Este artigo trata das particularidades das relações com os bebês nos contextos de Educação Infantil, de forma a contribuir para o fortalecimento da especificidade da docência nessa etapa da Educação Básica. Fundamenta-se na interlocução com outros pesquisadores da Pedagogia da Infância e com estudos da Sociologia da Infância implicados na defesa dos direitos das crianças e da sua ação social nos contextos sociais que fazem parte. Utiliza-se de episódios de duas pesquisas, de caráter etnográfico, que trataram das relações com e entre bebês em instituições de Educação Infantil pública, apresentando três aspectos que adensam a visibilidade da composição de uma docência não linear e emergencialmente dialógica: i) a composição de um contexto de relações múltiplas e simultâneas com bebês; ii) as implicações das relações entre adultos e bebês nas situações de cuidado; iii) a presença imperativa dos bebês na composição da ação docente.
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