AÇÃO SOCIAL DOS BEBÊS, AS NARRATIVAS VISUAIS E A CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.19177/prppge.v13e242019256-275Palavras-chave:
Bebês. Ação Social. Narrativas Visuais. Docência.Resumo
O artigo propõe uma dialogia entre a agência dos bebês e a captura pelo olhar fotográfico como indagação narrativa à constituição da docência na Educação Infantil. Parte de duas categorias temáticas centrais – e interligadas - de discussão: i) o bebê como ator social, conceito abordado desde narrativas visuais que revelam momentos de brincadeira com bonecas em situações de cuidado; e ii) a constituição da docência a partir do processo de observação e análise do vivido. Os registros analisados decorrem da reflexão da prática pedagógica em uma instituição de Educação Infantil em Curitiba. Compreendem-se os bebês, sujeitos de linguagem, ativos socialmente na constituição de sentidos sobre o outro, sobre si mesmos e sobre o mundo mediados por relações, e a docência, contornada por este encontro, como exercício de observação, interpretação e elaboração de sentidos sobre quem são e o que fazem no contexto educativo.
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