AÇÃO SOCIAL DOS BEBÊS, AS NARRATIVAS VISUAIS E A CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA

Autores

  • Daniele Marques Vieira Universidade Federal do Paraná
  • Angela Maria Scalabrin Coutinho Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v13e242019256-275

Palavras-chave:

Bebês. Ação Social. Narrativas Visuais. Docência.

Resumo

O artigo propõe uma dialogia entre a agência dos bebês e a captura pelo olhar fotográfico como indagação narrativa à constituição da docência na Educação Infantil. Parte de duas categorias temáticas centrais – e interligadas - de discussão: i) o bebê como ator social, conceito abordado desde narrativas visuais que revelam momentos de brincadeira com bonecas em situações de cuidado; e ii) a constituição da docência a partir do processo de observação e análise do vivido. Os registros analisados decorrem da reflexão da prática pedagógica em uma instituição de Educação Infantil em Curitiba. Compreendem-se os bebês, sujeitos de linguagem, ativos socialmente na constituição de sentidos sobre o outro, sobre si mesmos e sobre o mundo mediados por relações, e a docência, contornada por este encontro, como exercício de observação, interpretação e elaboração de sentidos sobre quem são e o que fazem no contexto educativo.

Biografia do Autor

  • Daniele Marques Vieira, Universidade Federal do Paraná
    Licenciada em Pedagogia, Mestre em História e Doutora em Educação. Pesquisadora integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Infância e Educação Infantil - NEPIE, da Universidade Federal do Paraná.
  • Angela Maria Scalabrin Coutinho, Universidade Federal do Paraná
    Professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino e da linha de Pesquisa Diversidade, diferença e desigualdade social em Educação. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil NEPIE/ UFPR.

Downloads

Publicado

2019-12-13

Edição

Seção

Dossiê Temático