DOCÊNCIA NA CRECHE: A MODULAÇÃO DA PRESENÇA DOS ADULTOS NA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DOS BEBÊS E DAS CRIANÇAS PEQUENAS
DOI:
https://doi.org/10.19177/prppge.v13e242019240-255Palavras-chave:
Docência. Autonomia. Creche. Bebês. Livre movimento.Resumo
Este trabalho tem como objetivo discutir possibilidades e limites da construção da autonomia dos bebês e crianças pequenas na creche, a partir de uma pesquisa institucional que visa compreender a docência na educação das crianças de 0 a 3 anos. O viés metodológico é o da pesquisa-formação. Nos diálogos produzidos em encontros sistemáticos com professoras de bebês e crianças de 1 a 2 anos de uma escola universitária, apresentou-se, de forma recorrente, o tema do livre movimento, autodeterminação e o papel do professor. Neste contexto, nas interlocuções, destacaram-se a oscilação entre o livre movimento significado como caos ou perigo e a valorização das ações criativas dos bebês e das crianças. A gestão descentralizada, a modulação de ações menos controladoras por parte dos adultos e a observação como importante saber do fazer foram alguns eixos que despontaram como centrais nas discussões.
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