DOCÊNCIA NA CRECHE: A MODULAÇÃO DA PRESENÇA DOS ADULTOS NA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DOS BEBÊS E DAS CRIANÇAS PEQUENAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v13e242019240-255

Palavras-chave:

Docência. Autonomia. Creche. Bebês. Livre movimento.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir possibilidades e limites da construção da autonomia dos bebês e crianças pequenas na creche, a partir de uma pesquisa institucional que visa compreender a docência na educação das crianças de 0 a 3 anos. O viés metodológico é o da pesquisa-formação. Nos diálogos produzidos em encontros sistemáticos com professoras de bebês e crianças de 1 a 2 anos de uma escola universitária, apresentou-se, de forma recorrente, o tema do livre movimento, autodeterminação e o papel do professor. Neste contexto, nas interlocuções, destacaram-se a oscilação entre o livre movimento significado como caos ou perigo e a valorização das ações criativas dos bebês e das crianças. A gestão descentralizada, a modulação de ações menos controladoras por parte dos adultos e a observação como importante saber do fazer foram alguns eixos que despontaram como centrais nas discussões.

Biografia do Autor

  • Daniela Oliveira Guimarães, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Professora Associada da Faculdade de Educação da UFRJ

    Departamento de Didática

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Publicado

2019-12-13

Edição

Seção

Dossiê Temático