CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E DA ABORDAGEM ETNOGRÁFICA ÀS PESQUISAS COM CRIANÇAS.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v13e242019409-427

Palavras-chave:

Crianças. Infâncias. Pesquisas com crianças. Etnografia.

Resumo

O presente estudo visa problematizar a importância de serem realizadas pesquisas com crianças, e apresenta contribuições de dois campos teóricos: Sociologia da Infância e Etnografia. Estes campos teóricos são imprescindíveis, pois, além de ampliarem nossa visão sobre a infância e sobre ser criança, apontam caminhos metodológicos de pesquisa, ressignificando seus sentidos.

Biografia do Autor

  • Vanessa Alves Vargas, Escola Estadual Engenheiro Roberto Bastos Tellechea
    Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande e professora alfabetizadora nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na E.E.E.M. Engenheiro Roberto Bastos Tellechea.
  • Vilmar Alves Pereira, Universidade Federal do Rio Grande

    Doutor em Educação, Coordenador do Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental da FURG. Editor chefe da Revista REMEA. Líder do Grupo de Pesquisa sobre Os Fundamentos da Educação Ambiental e Popular. Bolsista de Produtividade do CNPq Nível -2.

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Publicado

2019-12-13

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua