OS LUGARES, O PERTENCIMENTO E A AMBIENTALIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO BRASILEIRAS

Autores

  • Danielle Müller de Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio Grandense (IFSul) / Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Elisabeth Brandão Schmidt Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v13e23201971-87

Palavras-chave:

Cúpula Geodésica. Ambientalização. Pertencimento.

Resumo

Este artigo está circunscrito a reflexões derivadas de tese acerca do sentimento de pertencimento a um lugar, apontando elementos que possam contribuir para a ambientalização das Instituições de Ensino (IE). Parte da experiência de construção e implementação de uma cúpula geodésica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – campus Pelotas – Visconde da Graça (IFSul/CaVG) para sinalizar uma das possibilidades de ambientalizar as IE, especificamente no que se refere às suas instalações físicas. Assume a cúpula geodésica, construção sustentável cujas características arquitetônicas estimulam novas formas de ensinar, aprender e conviver, como referência de lugar privilegiado para o desenvolvimento de práticas de Educação Ambiental. Defende a ideia de que o estreitamento do vínculo das pessoas com os lugares onde vivem e convivem engendra e potencializa o sentimento de pertencimento, propiciando uma relação de cuidado e proteção ao meio ambiente.

Biografia do Autor

  • Danielle Müller de Andrade, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio Grandense (IFSul) / Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

    Docente do IFsul - Campus Pelotas - Visconde da Graça

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - FURG

  • Elisabeth Brandão Schmidt, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

    Docente Titular do Instituto de Educação da FURG

    Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental e no Programa de Pós-Graduação em Educação da FURG

Downloads

Publicado

2019-09-11

Edição

Seção

Dossiê Temático