Disciplina, biopolítica e educação: o corpo na escola

Autores

  • Melissa Probst
  • Celso Kraemer

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v4e02011103-119

Palavras-chave:

Corpo, Disciplina, Biopolítica, Educação

Resumo

Este trabalho tem como tema “disciplina, biopolítica e educação”, sendo ele de cunho teórico e bibliográfico, fundamentado na obra de Michel Foucault bem como outros autores, comentadores e estudiosos de Foucault. Este artigo é resultante das pesquisas realizadas junto ao Grupo de Pesquisa “Saberes de Si” e parte da dissertação intitulada “Corpo, devir e educação”, defendida em dezembro de 2010, do Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Tomando como base o fato de que o corpo é a base de percepção e organização da vida humana em todos os sentidos e dimensões, o objetivo desse trabalho é chamar a atenção para os usos do corpo na escola e seu lugar nas práticas pedagógicas, e refletir sobre as formas pelas quais, historicamente, os dispositivos disciplinares e biopolíticos se naturalizaram nas instituições escolares, enquanto mecanismos de controle sobre os corpos.

Biografia do Autor

  • Melissa Probst

    Licenciada em Pedagogia (FURB)

    Especialista em Metodologia do Ensino Superior (FURB)

    Especialista em Gestão, Supervisão e Orientação Educacional (ICPG)

    Mestre em Educação (FURB)

    Acadêmica da Graduação em História - licenciatura (UNIASSELVI)

  • Celso Kraemer
    Graduado em Filosofia pela Unifebe. Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau. Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica - São Paulo. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado da Universidade Regional de Blumenau.

Downloads

Publicado

2011-11-22

Edição

Seção

Artigos