A crítica bergsoniana ao método filosófico tradicional – repercussões epistemológicas, éticas e educacionais
DOI:
https://doi.org/10.19177/prppge.v4e0201139-52Palavras-chave:
Método filosófico, Intuição, Duração, Ética, EducaçãoResumo
Este texto aborda a concepção de método da intuição elaborada por Henri Bergson de modo a poder delinear mais claramente o seu significado no conjunto de sua filosofia e ao mesmo tempo destacar como tal concepção se posiciona diante da concepção de método da ciência e da filosofia tradicionais. Paralelamente, o texto busca mostrar como, para Bergson, a intuição, por converter-se num método filosófico rigoroso, pode nos ensinar a conhecer mais profundamente a realidade da vida, proporcionando, em conseqüência disso, um maior equilíbrio da atividade intelectual do homem, capaz de possibilitar sua elevação moral. Por fim, aponta como estas concepções metodológicas, epistemológicas e éticas de Bergson se relacionam também a algumas de suas reflexões em torno da educação.Downloads
Publicado
2011-11-22
Edição
Seção
Artigos
Licença
Poiésis is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.