A crítica bergsoniana ao método filosófico tradicional – repercussões epistemológicas, éticas e educacionais

Autores

  • Tarcísio Jorge Santos Pinto Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v4e0201139-52

Palavras-chave:

Método filosófico, Intuição, Duração, Ética, Educação

Resumo

Este texto aborda a concepção de método da intuição elaborada por Henri Bergson de modo a poder delinear mais claramente o seu significado no conjunto de sua filosofia e ao mesmo tempo destacar como tal concepção se posiciona diante da concepção de método da ciência e da filosofia tradicionais. Paralelamente, o texto busca mostrar como, para Bergson, a intuição, por converter-se num método filosófico rigoroso, pode nos ensinar a conhecer mais profundamente a realidade da vida, proporcionando, em conseqüência disso, um maior equilíbrio da atividade intelectual do homem, capaz de possibilitar sua elevação moral.  Por fim, aponta como estas concepções metodológicas, epistemológicas e éticas de Bergson se relacionam também a algumas de suas reflexões em torno da educação.

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Publicado

2011-11-22

Edição

Seção

Artigos