INDICADORES EDUCACIONAIS COMO ESTRATÉGIAS: CHAVES PARA COMPREENDER A NOVA GOVERNAMENTALIDADE NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.19177/prppge.v12e222018440-454Palavras-chave:
Formação Continuada Docente, Indicadores Educacionais, Subjetividade DocenteResumo
Este artigo apresenta um estudo sobre a oferta de cursos de formação continuada, destinados aos professores que atuam no Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, que apresentam os indicadores educacionais como balizas para a sua realização. Toma como recorte o período 2000-2013 e Elege, como metodologia, as teorizações que integram o campo de estudos foucaultianos. São fontes de análise: os registros de planejamento dos cursos, entrevistas com docentes, diário de campo das observações dos cursos, bem como os documentos que normatizam a política de formação continuada docente em âmbito nacional e municipal. Conclui que a oferta de cursos produz subjetividades docentes ancoradas na responsabilização pelos êxitos e fracassos, circunscritas à eficácia ou ineficácia para atingir os resultados estruturados em torno de metas, tendo como cenário uma competição balizada por indicadores educacionais.
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