INDICADORES EDUCACIONAIS COMO ESTRATÉGIAS: CHAVES PARA COMPREENDER A NOVA GOVERNAMENTALIDADE NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v12e222018440-454

Palavras-chave:

Formação Continuada Docente, Indicadores Educacionais, Subjetividade Docente

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre a oferta de cursos de formação continuada, destinados aos professores que atuam no Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, que apresentam os indicadores educacionais como balizas para a sua realização. Toma como recorte o período 2000-2013 e Elege, como metodologia, as teorizações que integram o campo de estudos foucaultianos. São fontes de análise: os registros de planejamento dos cursos, entrevistas com docentes, diário de campo das observações dos cursos, bem como os documentos que normatizam a política de formação continuada docente em âmbito nacional e municipal. Conclui que a oferta de cursos produz subjetividades docentes ancoradas na responsabilização pelos êxitos e fracassos, circunscritas à eficácia ou ineficácia para atingir os resultados estruturados em torno de metas, tendo como cenário uma competição balizada por indicadores educacionais. 

Biografia do Autor

  • Karina de Araújo Dias, Universidade Federal de Santa Catarina

    Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina

    Estagiária Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina

Downloads

Publicado

2018-12-19

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua