Comunicação, diversão e aprendizagem: um estudo exploratório sobre o uso das tecnologias pelos adolescentes

Autores

  • Daniela Karine Ramos UFSC
  • Alexandre Silva Soares FURB

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v4e82011405-421

Palavras-chave:

Adolescentes, Computador, Virtual.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as relações estabelecidas entre um grupo de adolescentes e o computador, investigando o lugar que essa tecnologia e o universo virtual ocupam na vida dos mesmos. Para tanto, a pesquisa desenvolvida pautou-se na abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando como principal instrumento para coleta de dados um questionário respondido por 74 estudantes com idade entre 14 e 16 anos. A partir disso, identificou-se que o computador faz parte do cotidiano desses adolescentes e que estes, de modo geral, conseguem discriminar adequadamente a realidade da ficção e reconhecem os benefícios resultantes da interação com o computador, como o acesso a informações atualizadas, a comunicação facilitada e a possibilidade de realizar ações no mundo virtual impossíveis na realidade.

Biografia do Autor

  • Daniela Karine Ramos, UFSC
    Doutora em educação e professora do Departamento de Metodologia da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina

Downloads

Publicado

2011-12-30

Edição

Seção

Artigos